Estagiária / nicoly.sales@redegazeta.com.br
Publicado em 30 de maio de 2025 às 08:36
A partir desta sexta-feira (30), agências dos Correios em todo o Brasil oferecerão atendimento presencial para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ainda não realizaram a consulta para identificar descontos indevidos em seus benefícios. No Espírito Santo, 95 agências estão habilitadas a prestar auxílio àqueles que enfrentam dificuldades com o atendimento digital. Confira a lista completa mais abaixo no texto.
Durante o atendimento, os beneficiários poderão consultar descontos, identificar a entidade responsável pela cobrança e receber orientações sobre como solicitar ressarcimento. Segundo o Procon-ES, todo o processo é seguro e realizado exclusivamente de forma presencial, sem solicitação de dados por telefone, mensagem ou e-mail.
Letícia Nogueira
Diretora-geral do Procon-ESPara o atendimento presencial, o aposentado ou pensionista precisa levar apenas um documento de identificação oficial. Caso o beneficiário esteja impossibilitado de comparecer à agência, o atendimento pode ser realizado por um representante legal, mediante apresentação de procuração legal autenticada. Nesse caso, não será possível realizar alterações cadastrais. Veja abaixo as agências que realizarão o serviço no Estado.
Todo o atendimento será gratuito, com prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências. Segundo os Correios, haverá sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.
Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos na folha de pagamento do mês de abril começaram a receber a devolução dos valores desde segunda-feira (26). Para solicitar a devolução de descontos antigos, o beneficiário deve informar ao INSS caso não reconheça a autorização do desconto. O pedido pode ser realizado pelo aplicativo ou site Meu INSS (meu.inss.gov.br) ou pelo telefone 135. Não é necessário apresentar documentos ou fornecer dados bancários, apenas informar se autorizou ou não o desconto.
Após a solicitação, o INSS entrará em contato com a entidade responsável pelo desconto, que deverá comprovar a autorização. Caso não consiga, a entidade terá que devolver o valor ao INSS, que fará o repasse ao beneficiário pelo mesmo canal usado para os pagamentos regulares, como conta bancária ou cartão magnético.
Caso necessário, os consumidores também podem buscar auxílio no Procon-ES por telefone, WhatsApp ou presencialmente. Os contatos são: telefone 151 e WhatsApp (27) 3134-8499.
O atendimento presencial ocorre em dois locais:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta