> >
Descontos no INSS: saiba quais agências dos Correios no ES vão atender aposentados

Descontos no INSS: saiba quais agências dos Correios no ES vão atender aposentados

Atendimento presencial nas agências começa nesta sexta-feira (30); Procon-ES faz alerta para aposentados não caírem em golpes

Publicado em 30 de maio de 2025 às 08:36

Agência dos Correios, Leitão da Silva, Vitória
Agência dos Correios,  na Leitão da Silva, em Vitória, vai oferecer atendimento a aposentados Crédito: Ricardo Medeiros

A partir desta sexta-feira (30), agências dos Correios em todo o Brasil oferecerão atendimento presencial para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ainda não realizaram a consulta para identificar descontos indevidos em seus benefícios. No Espírito Santo, 95 agências estão habilitadas a prestar auxílio àqueles que enfrentam dificuldades com o atendimento digital. Confira a lista completa mais abaixo no texto.

Durante o atendimento, os beneficiários poderão consultar descontos, identificar a entidade responsável pela cobrança e receber orientações sobre como solicitar ressarcimento. Segundo o Procon-ES, todo o processo é seguro e realizado exclusivamente de forma presencial, sem solicitação de dados por telefone, mensagem ou e-mail.

As agências dos Correios não pedirão qualquer informação por telefone, mensagem ou e-mail. Todo atendimento será realizado presencialmente, com segurança e transparência.

Letícia Nogueira

Diretora-geral do Procon-ES

Para o atendimento presencial, o aposentado ou pensionista precisa levar apenas um documento de identificação oficial. Caso o beneficiário esteja impossibilitado de comparecer à agência, o atendimento pode ser realizado por um representante legal, mediante apresentação de procuração legal autenticada. Nesse caso, não será possível realizar alterações cadastrais. Veja abaixo as agências que realizarão o serviço no Estado.

  • Nas agências habilitadas, os aposentados e pensionistas poderão:
  • Consultar se foi feito algum desconto não autorizado no benefício;
  • Requerer a contestação de descontos não autorizados;
  • Reconhecer a autorização de algum desconto;
  • Consultar sobre resultado da contestação (15 dias úteis após a entrada);
  • Analisar e contestar a documentação apresentada pela associação;
  • Imprimir o protocolo, com orientações para acesso pelo 135 e Meu INSS.

Todo o atendimento será gratuito, com prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências. Segundo os Correios, haverá sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.

Veja recomendações para evitar golpes

  • Não forneça dados pessoais, bancários ou documentos por telefone, e-mail ou aplicativos de mensagens;
  • Desconfie de promessas de liberação antecipada de valores ou vantagens indevidas;
  • Evite clicar em links suspeitos ou de origem desconhecida;
  • Utilize sempre os canais oficiais do INSS para tratar de assuntos relacionados aos benefícios;
  • Em caso de dúvida ou suspeita de fraude, procure orientação no Procon-ES.

Devolução dos valores descontados

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos na folha de pagamento do mês de abril começaram a receber a devolução dos valores desde segunda-feira (26). Para solicitar a devolução de descontos antigos, o beneficiário deve informar ao INSS caso não reconheça a autorização do desconto. O pedido pode ser realizado pelo aplicativo ou site Meu INSS (meu.inss.gov.br) ou pelo telefone 135. Não é necessário apresentar documentos ou fornecer dados bancários, apenas informar se autorizou ou não o desconto.

Após a solicitação, o INSS entrará em contato com a entidade responsável pelo desconto, que deverá comprovar a autorização. Caso não consiga, a entidade terá que devolver o valor ao INSS, que fará o repasse ao beneficiário pelo mesmo canal usado para os pagamentos regulares, como conta bancária ou cartão magnético.

Canais oficiais para atendimento

  • Meu INSS (aplicativo ou site): consulta de descontos, bloqueio de cobranças não autorizadas, pedidos de ressarcimento e acompanhamento das solicitações;
  • Central 135: atendimento telefônico gratuito, de segunda a sábado, das 7h às 22h;
  • Agências dos Correios: atendimento presencial para verificar descontos indevidos, identificar a entidade responsável, orientar sobre contestações e pedidos de ressarcimento.

Atendimento no Procon-ES

Caso necessário, os consumidores também podem buscar auxílio no Procon-ES por telefone, WhatsApp ou presencialmente. Os contatos são: telefone 151 e WhatsApp (27) 3134-8499.
O atendimento presencial ocorre em dois locais:

  • Na sede do Procon-ES, na Avenida Jerônimo Monteiro, 935, Centro de Vitória, de segunda a sexta-feira, mediante agendamento pelo site agenda.es.gov.br;
  • No Faça Fácil Cariacica, Rodovia Leste-Oeste, 154, bairro Santo André, com atendimento de segunda a sábado, mediante agendamento em facafacil.es.gov.br.
Mais de 4 milhões de beneficiários podem ter tido descontos indevidos em aposentadorias e pensões entre 2019 e 2024
  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais