> >
Comércio do ES espera abrir até 3 mil vagas temporárias até o Natal

Comércio do ES espera abrir até 3 mil vagas temporárias até o Natal

A expectativa é de que 20% dessas pessoas possam ser efetivadas. No ano passado, o setor foi fortemente impactado com restrições por conta da Covid-19

Publicado em 27 de setembro de 2021 às 20:08

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Movimento de pessoas no comércio da Glória, em Vila Velha
Movimento de pessoas no comércio da Glória, em Vila Velha. (Ricardo Medeiros)

Faltando pouco menos de três meses para o Natal, a Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomercio-ES) estima que serão  criados entre 2 a 3 mil empregos temporários no Estado para atender à demanda da temporada de compras. A expectativa é de um aumento de 5% de vendas em relação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento divulgado pela entidade.

Historicamente, a temporada de ofertas de vagas no comércio ocorria entre os meses de setembro e novembro. Mas, com as mudanças provocadas pela crise econômica e com a pandemia da Covid-19, as empresas passaram a postergar as vagas até a primeira semana de dezembro.

O maior volume de contratações para o período será no segmento de vestuário, acessórios e calçados, além dos hiper e supermercados. A maioria das vagas abertas será para vendedores, atendentes, operadores de caixa e repositores de mercadorias. A expectativa é de que 20% dessas pessoas possam ser efetivadas posteriormente.

O Natal é considerada a melhor e mais esperada data comemorativa do ano para o comércio, sendo uma oportunidade para garantir as vendas. Neste ano, ela é ainda mais esperada, considerando as perdas sofridas pelos empresários do ramo com as restrições impostas pela pandemia em 2020.

Com a ampliação da vacinação e a redução de casos e mortes, as restrições diminuíram e o número de consumidores circulando em estabelecimentos comerciais aumentou. 

Além do mês de dezembro, os dois primeiros meses do ano seguinte também são importantes para movimentar a cadeia do comércio de bens, serviços e turismo.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais