> >
Bolsonaro exalta aumento da exportação de café pelo Porto de Vitória

Bolsonaro exalta aumento da exportação de café pelo Porto de Vitória

Exportações de café pelo Porto de Vitória cresceram 306,4% na comparação entre janeiro e setembro de 2019 com o mesmo período de 2018

Publicado em 14 de outubro de 2019 às 11:20

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Mais de 1,7 milhão de sacas de café foram exportadas pelo Porto de Vitória. (Chico Guedes - 15/04/2005)
Bolsonaro exalta aumento da exportação de café pelo Porto de Vitória

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) tuitou na manhã desta segunda-feira (14) exaltando o crescimento da exportação de café pelo Porto de Vitória. “Café em alta nos portos do Brasil! As exportações pelo Porto de Vitória cresceram 306,4% entre jan e set/2019, o maior dos últimos 5 anos para o período”, publicou o presidente em sua rede social.

Ele destaca, ainda, que EspanhaEstados Unidos e Alemanha são os destinos com maior crescimento e afirma que o aumento da produção significa mais empregos para a população.

Presidente exaltou o aumento das exportações de café pelo Porto de Vitória. (Reprodução - Twitter Jair Bolsonaro)

De acordo com a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), o aumento de 306,4% diz respeito às exportações de janeiro a setembro de 2019 na comparação com o mesmo período do ano passado.

“Entre janeiro e setembro do ano passado foram exportadas 431.090 sacas, volume que saltou para 1,7 milhão de sacas no mesmo período deste ano. Com isso, a participação do porto capixaba nos embarques de café do país, que era de apenas 1,8%, saltou para 5,8%. Os dados são do Conselho do Exportadores de Café do Brasil (Cecafé)”, publica a Codesa em seu site.

O total exportado entre janeiro e setembro em todo o Brasil permanece sendo o maior dos últimos cinco anos para o período - embarque de 30,4 milhões de sacas. Esse volume representa um crescimento de 27,7% em relação a mesma base do ano passado. Já a receita cambial cresceu 6,5%, chegando a US$ 3,8 bilhões.

Ainda conforme consta no site da Codesa, o aumento das exportações para Espanha, Estados Unidos e Alemanha diz respeito às exportações de todo o Brasil - não sendo, necessariamente, as que tiveram saída pelo Porto de Vitória.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais