> >
Vitória amplia equipes de Saúde e horário de postos para desafogar PAs

Vitória amplia equipes de Saúde e horário de postos para desafogar PAs

A mudança foi planejada para atender a alta demanda de pacientes com sintomas de síndrome respiratória e melhorar o tempo de resposta dos atendimentos

Publicado em 4 de janeiro de 2022 às 17:52

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

Prefeitura de Vitória anunciou nesta terça-feira (4) como vai funcionar a ampliação do atendimento nas unidades de saúde do município. A mudança, planejada para atender a alta demanda de pacientes com sintomas de síndrome respiratória, foi anunciada durante coletiva de imprensa, com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) e secretários Thais Cohen, Marcelo Oliveira, Aridelmo Teixeira e Regis Mattos.

PMV
PMV anuncia expansão do atendimento das unidades de saúde. (Vinicius Zagoto)

Com a alteração, seis unidades de saúde, consideradas satélites, passam a atender das 7h às 19h, diariamente, incluindo fins de semana e feriados. As atividades realizadas nas demais unidades continuam normalmente. A duração da mudança vai acompanhar o quadro epidemiológico. Diante de cada situação, o número de profissionais pode ser mantido ou aumentado. 

Unidades satélites onde há atendimento diário de 7h às 19h:

  • Praia do Suá
  • Conquista/Nova Palestina
  • Maruípe
  • Jardim Camburi
  • Santo Antônio
  • Maria Ortiz

Nas unidades de Praia do Suá e Nova Palestina, o novo horário passou a valer nesta segunda-feira (3). Nas outras, a mudança começa às 7h desta quarta-feira (5). 

A prefeitura afirmou ainda que mais profissionais vão reforçar o atendimento. Serão 14 a mais por dia e 18 nos fins de semana. No total, são 166 profissionais adicionados para trabalhar nessas seis unidades. Pazolini explicou que eles atuam na iniciativa privada e foram contratados pela prefeitura.

"O modelo é contratação, a gente vai até o mercado, a iniciativa privada. Então assim, é feita uma busca dentro de pessoas que tenham expertise. E esse gerenciamento é feito em conjunto com a  iniciativa privada, até pelo quadro epidemiológico que estamos vivendo."

CONSULTAS ELETIVAS RETORNAM

Segundo a secretária de Saúde, Thais Cohen, com a ampliação no atendimento será possível retornar com o agendamento das consultas eletivas já a partir desta quarta-feira (5). 

UNIDADE DE SAÚDE X PRONTO ATENDIMENTO

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é que os pacientes de baixa gravidade busquem as unidades básicas de saúde, deixando os pronto atendimentos para os casos de urgência e emergência.

"Observando que, diferente do momento inicial da pandemia, nós temos sintomáticos respiratórios de baixa gravidade e que têm sobrecarregado o nosso sistema de pronto atendimento, voltados a urgências e emergências. A baixa gravidade deve se concentrar nas unidades básicas de saúde", evidenciou Cohen. 

Pronto Atendimento de São Pedro, em Vitória
Pronto Atendimento de São Pedro, em Vitória. (Carlos Alberto Silva)

ALTA PROCURA 

Como A Gazeta mostrou, unidades de saúde e pronto atendimentos registraram recordes de procura nas últimas semanas. O PA de São Pedro, que registrou média de 400 atendimentos semanais em abril de 2021, durante o período mais agudo da pandemia de Covid-19 no Estado, atendeu 400 pacientes em um plantão de apenas 12 horas, em meio a atual epidemia de gripe.

No último fim de semana, quando foi comemorada a virada de ano, foram 1,8 mil atendimentos em toda a rede do município. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais