> >
Três jacarés em diferentes pontos da Grande Vitória mobilizam resgate

Três jacarés em diferentes pontos da Grande Vitória mobilizam resgate

Dois animais foram resgatados com vida pelo Programa Caiman, enquanto um terceiro foi encontrado morto e será encaminhado para necropsia

Publicado em 13 de fevereiro de 2026 às 19:18

Jacarés foram avistados na ArcelorMittal e no Aeroporto de Vitória
Jacarés foram avistados na ArcelorMittal e no Aeroporto de Vitória Crédito: Projeto Caiman/Divulgação

Três jacarés foram avistados em diferentes pontos da Grande Vitória, na manhã desta sexta-feira (13). Dois deles foram resgatados com vida por equipes do Programa Caiman, iniciativa voltada à pesquisa e conservação do jacaré-do-papo-amarelo no Espírito Santo.

O primeiro animal, batizado de Francisco, foi encontrado dentro da ArcelorMittal. Segundo o programa, ele estava saudável, com 73,8 centímetros de comprimento e 925 gramas. O jacaré, ainda em fase juvenil, já havia sido capturado anteriormente neste ano.

O segundo resgate aconteceu no Aeroporto de Vitória. O animal foi contido pela equipe do terminal até a chegada dos pesquisadores. Trata-se de um macho com 1,84 metro de comprimento e cerca de 40 quilos, também em boas condições de saúde. Ele foi batizado de “Pedro Sampaio”, em referência à proximidade do Carnaval.

Mais tarde, outro jacaré foi avistado novamente dentro da ArcelorMittal, mas já estava sem vida. O animal, com 63 centímetros de comprimento, será encaminhado para necropsia, que deverá apontar a causa da morte.

Com os registros desta sexta-feira, o número de ocorrências envolvendo jacarés na Grande Vitória chegou a 18 neste ano. De acordo com o Programa Caiman, o aumento nos resgates pode estar relacionado às altas temperaturas e ao período reprodutivo da espécie, quando os animais tendem a se deslocar com mais frequência e podem aparecer em áreas urbanas.

Em caso de avistamento, a orientação é acionar o Programa Caiman pelo telefone (27) 99763-9757.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais