Secretário de Saúde atualiza situação da pandemia da Covid-19 no ES

Nésio Fernandes concedeu nova coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (12); veja a transmissão e os principais pontos abordados

Publicado em 12/07/2021 às 14h19
Atualizado em 12/07/2021 às 15h17

15:15

Término da transmissão

Após cerca de 50 minutos, o secretário Nésio Fernandes encerra a coletiva de imprensa desta segunda-feira (12).


15:14

ES prevê D1 para toda população em setembro

"Nós acreditamos que alcançando, no mês de setembro, a primeira dose em toda a população com mais de 18 anos, podemos trabalhar com um cenário consolidado de controle da pandemia. No entanto, precisamos avançar até novembro, talvez dezembro, com o esquema de segunda dose. Podemos avançar no último trimestre, para a vacinação de adolescentes e crianças caso tenhamos vacinas aprovadas", adianta Nésio.


15:12

Calendário para vacinação de grupos prioritários

"O calendário vai ser de acordo com a disponibilidade de doses. Na medida em que podemos dimensionar 20% e mais 10% da reserva técnica para grupos prioritários, vamos soltar as datas. Prevemos que o início de todos os grupos pode ocorrer ainda no mês de julho", esclarece Nésio.


15:10

Subsecretário fala sobre fiscalização no ES

"O processo de fiscalização entre Estado e municípios não vai parar. Temos um comando unificado dessa fiscalização que faz uma avaliação semanal dos episódios de aglomeração que ocorreram e do planejamento futuro. O Estado e os municípios vão permanecer fiscalizando. Se houver necessidade, temos estrutura legal e pessoal para aplicar punições", garante Reblin.


15:08

Nésio: "Não vamos naturalizar morte evitável"

"Todas as vidas importam. Não se trata mais da possibilidade de uma nova onda. Queremos que a população entenda que todas as vidas importam. Elas podem ser um vizinho, um parente seu. Nós não iremos naturalizar nenhuma morte por uma doença infectocontagiosa evitável. O risco é baixo de ter uma nova grande onda no Estado, mas qualquer perda é significativa e não podemos mais perder diante de toda a curva de conhecimento da doença. Por isso, não podemos baixar a guarda e temos que ter muita disciplina em todas as medidas que podem barrar a pandemia", complementa o secretário.


15:04

Reblin: "A pandemia não acabou"

"Não adianta só testar ou só vacinar, se o cidadão não faz a parte dele. Muita atenção, a pandemia não acabou e precisamos de todos os cuidados para diminuir a transmissão", reafirma Reblin.


15:02

ES não prevê punição a quem recusar vacina

"Nós tratamos de assumir essa polêmica com esclarecimento, orientação e convencimento. Qualquer uma das vacinas disponíveis é segura e eficaz para derrotar a pandemia ainda neste ano. No que diz respeito à recusa, dado exemplo do Governo do Estado, recomendamos que as empresas privadas adotem medidas para garantir a vacinação compulsória. Não prevemos aplicar penalidades em pessoas que se recusem a vacinar, porque nosso objetivo é alcançá-las. Queremos convencer essas pessoas de que elas serão protegidas se forem vacinadas", defende Nésio.


14:59

Secretário alerta sobre variantes do coronavírus

"O que exige preocupação de todos é a circulação da P1 em território capixaba. Já temos a circulação de novas variantes, que têm um papel importante na hospitalização e óbito na população de 30 anos, que há poucas semanas está sendo alcançada por imunizantes", diz Nésio.


14:55

Secretário fala sobre efeitos da vacinação no ES

"Sobre os novos casos registrados, temos uma incidência importante nas pessoas não vacinadas. Temos pessoas já vacinadas que também desenvolvem a doença, em sua ampla maioria casos muito leves. Não temos nenhuma vacina no mundo que trata da eliminação do Sarc-CoV-2. Temos tido um controle importante nos óbitos de pessoas com mais de 70 anos", afirma Nésio.


14:53

450 usuários testaram positivo nos terminais

"Sobre a testagem em terminais e aeroporto: até o dia de ontem realizamos 5.383 testes nos terminais urbanos. Identificamos 450 pacientes positivos, representando 7,7%. No aeroporto, foram 2.109 testes, com 36 casos positivos, representando 1,71% de positividade. No entanto, o objetivo do aeroporto não é a testagem em massa. O objetivo é detectar positivos e enviar amostras para sequenciamento genético, para identificar chegada de variantes no Estado", detalha Nésio.


14:51

ES espera ter 150 pacientes em UTI em agosto

"Os pacientes com mais de 30 anos são 72,91% dos casos confirmados de Covid-19. A vacinação, alcançando essa população, pode ter efeitos importantíssimos. Dessa maneira, nós temos a expectativa que, até o final do mês de agosto, tenhamos em torno de 150 pacientes internados em UTI na rede pública do nosso Estado, que representará a consolidação da queda. Entendemos que a vacinação deva manter o espaço de destaque que vem ocupando no Estado", adianta Nésio.


14:48

Reblin: "A máscara não pode ser abandonada"

"O fato de já termos tanta cobertura (vacinal), não nos desobriga de cuidados. A máscara não pode ser abandonada. As pessoas não podem circular e frequentar ambientes como se não houvesse mais necessidade da máscara ou do distanciamento. Essas regras continuam em vigor. Mantenha as regras básicas estipuladas desde o início pelas autoridades sanitárias. Não aglomerar e não realizar atividades que não estejam autorizadas, como festas. Dessa forma, quando atingirmos a cobertura plena ideal, as regras serão revistas. Por enquanto, precisamos seguir para não colocar em risco tudo que conseguimos até hoje", reforça o subsecretário.


14:45

Secretário fala sobre possível antecipação da D2

"Para o enfrentamento das novas variantes é importante ter a cobertura da D1, mesmo com possibilidade de escape parcial. A ampla cobertura também cumpre um papel no enfrentamento a novas variantes, por isso não seria adequado usar a D2 em um prazo muito curto, de quatro semanas, por exemplo, porque impediria ampliar a cobertura da primeira dose. Dessa maneira, o Estado compreende que reunidos esses critérios (prazo do PNI e bula, vantagem de antecipar e ampla disponibilidade), o governo irá adotar a antecipação, desde que eles estejam reunidos, para AstraZeneca e Pfizer", explica Nésio.


14:41

98% dos óbitos são em quem tem mais de 30 anos

"No Espírito Santo, 98,66% dos óbitos ocorreram em pessoas com mais de 30 anos. À medida que a gente alcança uma cobertura da vacinação nessa população, passamos a ter impacto social das vacinas, que responde principalmente pela cobertura da D1. Entendemos que foi apropriado a ampliação da primeira dose da AstraZeneca para 12 semanas. Não é a segunda dose que tem impactado a redução de casos, internações e óbitos", diz Nésio.


14:39

Nésio: "Quedas são consequências da 1ª dose"

"A queda nos indicadores é consequência, principalmente, da aplicação da primeira dose na população nacional. Ultrapassando a marca de 60% da cobertura já passa a apresentar desempenhos em internações e óbitos", garante o secretário.


14:37

ES tem mais de 60% da população com 1ª dose

"Percebemos que, de fato, os municípios do interior têm grande capacidade de alcançar a população com os imunizantes. Isso tem garantido que o Espírito Santo garanta um bom desempenho. O Estado já representa mais de 60% com uma dose das distribuídas pelo PNI", afirma Nésio.


14:36

Reblin: "Vacina da gripe diminui risco de sequelas por Covid-19"

"Sobre a vacina da gripe, estivemos em Viana no último sábado (10), para vacinar a população da Grande Vitória. As demais cidades também podem se organizar. Saiu hoje um estudo que a vacinação da gripe tem uma proteção importante de sequelas que poderiam ser causadas pela Covid-19. Ela diminui o risco de sequelas. Receberemos mais 1 milhão de doses a mais do que o previsto. Hoje eu posso ficar em dúvida se é Influenza ou Covid-19, mas, se eu estiver vacinado, o diagnóstico também fica mais fácil", afirma o subsecretário.


14:33

Nésio: "Fechar escolas foi a 2ª maior violência"

"Reconhecemos que, após a quantidade gigantesca do coronavírus, fechar as escolas foi a segunda maior violência. Entendemos ser uma urgência a retomada plena do ensino em todos os níveis, inclusive com a obrigatoriedade de todos os estudantes", defende o secretário.


14:32

Vacinação dos últimos grupos prioritários

"Nesta semana iniciaremos a vacinação dos trabalhadores de serviços de limpeza. Temos o grupo das forças armadas, trabalhadores do transporte aquaviário, população privada de liberdade, trabalhadores das indústrias, caminhoneiros, adolescentes com comorbidades ou deficiências permanentes. Além de trabalhadores da Ceasa, do Idaf e da imprensa que atuam na linha de frente de cobertura da pandemia. Iremos apresentando a cada disponibilidade de doses, uma agenda para vacinação desses grupos. Iremos concluir a vacinação de todos os grupos prioritários até o final de agosto. No dia 15, trabalhadores da indústria e presidiários. Até a segunda quinzena de julho, daremos início à vacinação dos demais grupos", detalha Nésio.


14:29

ES aguarda quantitativo de novas doses

"Teremos uma reunião às 15h de hoje com o Ministério da Saúde para saber a quantidade de doses que devemos receber nesta semana e até o final do mês. Não tivemos, até este momento, grandes variações nos quantitativos, então será necessário um aporte muito grande para que alcancemos a meta de 1,2 milhão de doses. Acreditamos que o Ministério da Saúde tem condições de cumprir a expectativa e devemos ter uma quantidade superior nesta semana de doses distribuídas", ressalta Nésio.


14:27

E a plataforma para agendamento de testes?

O secretário Nésio Fernandes esclarece que a plataforma para agendamento on-line de testes para detectar a Covid-19 não será tratada nesta coletiva.


14:26

Plataforma será usada para outras vacinas

"O passo futuro será o uso dessa plataforma para todas as vacinas e o agendamento delas. É um avanço muito grande para a vacinação no Espírito Santo", destaca Luiz Carlos Reblin, subsecretário estadual de vigilância em saúde.


14:24

Plataforma de agendamento on-line do ES

"Nós teremos início, amanhã, da utilização da plataforma de logística das vacinas contra a Covid-19. Já temos o início confirmado do módulo opcional por parte de 11 municípios capixabas. Até o final do dia esse número pode aumentar. Esperamos no final do mês a ampla adesão ao módulo de agendamento. O objetivo principal dos primeiros 15 dias é consolidar o uso da vacina e os estoques. Em um segundo momento, a questão do agendamento", comenta Nésio.


14:20

Início da transmissão

À frente da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o secretário Nésio Fernandes dá início à coletiva de imprensa desta segunda-feira (12) para atualizar a situação da pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes Pandemia

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.