> >
Reforço contra Covid no ES pode ser com vacina igual às doses iniciais

Reforço contra Covid no ES pode ser com vacina igual às doses iniciais

O esquema homólogo foi permitido em resolução divulgada pela Sesa; exceção é para grávidas e puérperas, que devem ser imunizadas só com a da Pfizer

Publicado em 18 de dezembro de 2021 às 20:14

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Vacina Astrazeneca
Reforço poderá ser aplicado com vacinas iguais às da 1ª e 2ª doses no ES. (Carlos Alberto Silva)

Espírito Santo autorizou a utilização do esquema homólogo para aplicação da dose de reforço contra a Covid-19, o que significa que imunizantes da  mesma fabricante poderão ser usados para completar o esquema vacinal com a terceira dose. A resolução da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foi publicada nesta sexta-feira (17).

Componente de Arquivos & Anexos Arquivos & Anexos

Resolução permite esquema homólogo de vacinação contra a Covid-19 no ES

O esquema homólogo para 3ª dose foi permitido em resolução divulgada pela Sesa nesta sexta-feira (17); exceção é para grávidas e puérperas, que deverão receber Pfizer no reforço

Tamanho de arquivo: 991kb

Conforme a resolução da Sesa, caso haja a recusa pela utilização de um imunizante diferente na aplicação da terceira dose da vacina, poderá ser administrada uma vacina do mesmo fabricante da primeira e segunda doses. A exceção, como consta no documento, são grávidas e puérperas, que deverão receber o reforço somente com a Comirnaty, vacina produzida pela Pfizer.

A resolução ressalta, no entanto, que a preferência deve ser adotar o esquema vacinal heterólogo, ou seja, com vacinas diferentes na dose de reforço em relação a primeira e segunda doses.

Em publicação no Twitter, o secretário da Saúde, Nésio Fernandes, afirmou que o esquema heterólogo apresenta melhor desempenho no estímulo à resposta do sistema imunológico e recomenda a aplicação de uma vacina diferente na aplicação da dose de reforço. O secretário, porém, abriu a possibilidade de completar o esquema vacinal com doses de fabricantes iguais.

"Nossa posição é de recomendação explícita do esquema heterólogo, mas em último caso, diante de recusa, o paciente poderá optar por vacinar-se com a mesma vacina que tomou na D1+D2. Importa ampliar a cobertura de très doses com máxima adesão da população", disse, na publicação.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais