> >
Protesto de quilombolas interdita ES 010 em Itaúnas, no Norte do ES

Protesto de quilombolas interdita ES 010 em Itaúnas, no Norte do ES

Manifestantes protestam contra reintegração de posse de uma área onde vivem famílias que reinvindicam o reconhecimento do território como um quilombo, em Conceição da Barra

Publicado em 15 de setembro de 2025 às 12:06

 - Atualizado há 3 meses

Protesto de quilombolas interdita estrada em Itaúnas, no Norte do ES
Moradores fecharam a ES 010, contrários à reintegração de posse da área onde alegam ser um território quilombola   Crédito: Divulgação

Um protesto contra a reintegração de posse em uma área de cerca de 30 hectares em Itaúnas, Conceição da Barra,  interdita a ES 010, no Norte do Espírito Santo, desde a manhã desta segunda-feira (15). Os manifestantes não aceitam deixar o território conhecido como Quilombo de Itaúnas, cuja propriedade é reivindicada pela Suzano, que ingressou com a ação judicial para retomar a área

A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) emitiu uma nota pública a favor dos moradores, contra a reintegração de posse. A ONG informou que o território conhecido como Quilombo Itaúnas está em processo de reconhecimento. 

Luisa Faresin, da coordenação do Coletivo Terra do Bem, disse que que acompanha a questão, e alegou que a comunidade já deu entrada no pedido de reconhecimento e aguarda o parecer da Fundação Cultural Palmares, sendo que cerca de 500 pessoas da localidade se autodeclararam quilombolas. Além disso, foi elaborado um histórico da comunidade, seguindo todas as exigências da Fundação Cultural Palmares, complementou a representante do coletivo.

Já segundo a Suzano, não há quilombolas reconhecidos na região a ser reintegrada, também citando informações baseadas no Incra e na Fundação Palmares, conforme nota enviada à reportagem.

A Gazeta procurou por esses órgãos para explicarem as informações da empresa e da ONG, mas ainda não recebeu respostas.

O agricultor Bruno Camilo, morador da região e participante da manifestação, disse que a multinacional quer remanejar as famílias para outro local, o que é rejeitado pela comunidade. Além na manifestação na estrada, outro grupo ocupou as galerias da Assembleia Legislativa em Vitória.

A Suzano enviou nota comunicando que a reintegração está programada para ocorrer nesta terça-feira (16), "conforme decisões judiciais que reconhecem os direitos da empresa". 

A reportagem apurou que às 20h a via permanecia bloqueada, situação que deve permanecer, já que manifestantes passariam toda a noite na região, mantendo a interdição e o protesto.  

Confira abaixo o posicionamento na íntegra.

Nota da Suzano

"A reintegração programada para terça-feira, dia 16 de setembro, será realizada em área de propriedade da Suzano, conforme decisões judiciais que reconhecem os direitos da empresa. A decisão a ser cumprida é proveniente de ação judicial existente desde 2015 em que já houve oportunidade de manifestações pelas partes e, ainda, órgãos e entidades diversas como, por exemplo, Ministério Público Federal (MPF), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/ES) e Fundação Cultural Palmares. 

A empresa destaca que, para além das garantias da decisão judicial, apresentou plano humanizado de reintegração já aprovado pela Comissão de Soluções Fundiárias do Tribunal de Justiça do Espírito Santo. O plano prioriza a segurança e a dignidade dos envolvidos, especialmente pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio de diversas ações de gestão social. 

 A companhia reforça ainda que mantém diálogo contínuo com associações comunitárias e comunidades quilombolas, reconhecendo a importância dessas relações nas regiões onde atua, bem como o respeito aos direitos legalmente constituídos. Esclarece, no entanto, que não há pessoas oficialmente reconhecidas como quilombolas na área objeto da reintegração, conforme informações apresentadas pelo Incra e da Fundação Cultural Palmares".

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Manifestação Região Norte do ES

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais