A Gazeta - Agora

Tem sugestão ou viu erro? Envie aqui Quer mais notícias? Entre no nosso WhatsApp

Quilombolas ocupam Assembleia em protesto contra desocupação em Itaúnas

Publicado em 15/09/2025 às 13h15
Manifestantes protestam contra reintegração de posse de uma área onde vive comunidade quilombola
Manifestantes protestam contra reintegração de posse de uma área onde vive comunidade quilombola Crédito: Ricardo Medeiros

Manifestantes quilombolas ocupam a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), em Vitória, desde a manhã desta segunda-feira (15) em protesto contra a reintegração de posse de uma área de 30 hectares em Conceição da Barra, no Norte do Estado. A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) emitiu uma nota pública se posicionando contra a desocupação do espaço onde, segundo a ONG, vivem mais de 130 famílias do Quilombo Itaúnas. 

O ato na Assembleia Legislativa ocorre no mesmo dia em que a ES 010, via de acesso à Vila de Itaúnas, foi interditada por quilombolas em manifestação contra a desocupação. Segundo os moradores, a ação, que está programada para esta terça-feira (16), é movida pela empresa Suzano, que pretende transferir as famílias para outro local. A Suzano foi procurada por A Gazeta e enviou nota comunicando que a reintegração de posse ocorre "conforme decisões judiciais que reconhecem os direitos da empresa".

Protesto de quilombolas interdita estrada em Itaúnas, no Norte do ES
Protesto de quilombolas interdita estrada em Itaúnas, no Norte do ES Crédito: Divulgação
Publicidade