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Plano contra gargalos no trânsito vai mudar rotas e acessos em Vitória

Plano contra gargalos no trânsito vai mudar rotas e acessos em Vitória

Intervenções devem ser feitas em 21 trechos, que abrangem seis bairros da parte mais valorizada do município; expectativa é que as obras sejam entregues em meados de 2025

Publicado em 6 de dezembro de 2023 às 20:19- Atualizado há 5 meses

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Maria Fernanda Conti
[email protected]

Um pacotão de obras que promete diminuir os 'gargalos' do trânsito de Vitória foi anunciado nesta quarta-feira (06) pela Prefeitura da Capital capixaba. Conforme antecipado pelo colunista Abdo Filho, de A Gazeta, são mudanças em 21 trechos, que abrangem seis bairros da parte mais valorizada do município: Praia do Canto, Ilha do Frade, Ilha do Boi, Praia do Suá, Enseada do Suá e Santa Helena.

O projeto surgiu após anos de diálogo com a comunidade, que pedia por melhorias na fluidez das principais vias dessas localidades, entre elas a Avenida Américo Buaiz (do Shopping Vitória) e o entorno da Praça do Cauê, importante acesso à Terceira Ponte. O investimento deve custar R$ 44 milhões, com previsão de início no primeiro semestre de 2024. A expectativa é que seja entregue um ano depois, em meados de 2025. 

Principais trechos afetados

- Avenida Saturnino de Brito

- Avenida Américo Buaiz 

- Avenida Desembargador Santos Neves

- Avenida Nossa Senhora dos Navegantes

- Rua Clóvis Machado

- Rua João Batista Barra

- Rua Almirante Soído

- Rua Duckla de Aguiar

Algumas das alterações previstas pela administração municipal são: a implantação de baias de ônibus, pistas recuadas destinadas exclusivamente para os coletivos; a ampliação das entradas para os bairros, incluindo mais faixas; a criação de novos acessos para os bairros, sendo a principal delas para a Ilha do Boi; e a mudança de sentidos dos trechos. Confira o detalhamento abaixo.

Plano contra gargalos no trânsito vai mudar rotas e acessos em Vitória

Des. Santos Neves x Duckla de Aguiar

Des. Santos Neves x Duckla de Aguiar
Des. Santos Neves x Duckla de Aguiar. (Google Maps | Arte Geraldo Netto)

  1. Fechar o acesso para a Rua Almirante Soído pela Praça do Cauê, invertendo o sentido da rua;
  2. Transformar a Rua Duckla de Aguiar em mão única com quatro faixas de acesso para a Terceira Ponte;
  3. Transformar a Av. Des. Santos Neves, garantindo que três faixas entrem na Duckla de Aguiar e três faixas entrem na Reta da Penha;
  4. Permitir o acesso de três faixas da Av. Des. Santos Neves para a Reta da Penha;
  5. Implantar semáforo para a passagem de pedestres.

Almirante Soído (Praça do Cauê)

Praça do Cauê e Almirante Soído
Praça do Cauê e Almirante Soído. (Google | Arte Geraldo Neto)

  1. Acertar os raios da praça e reurbanizar a calçada;
  2. Fechar o acesso para a Rua Almirante Soído pela Praça do Cauê, invertendo o sentido da rua.

Eurico de Aguiar x Almirante Soído

Eurico de Aguiar x Almirante Soído
Eurico de Aguiar x Almirante Soído. (Google | Arte Geraldo Neto)

  1. Fechar o acesso para a Rua Almirante Soído pela Rua Alaor de Queirós, invertendo o sentido da rua;
  2. Retirar a rotatória existente entre a Rua Eurico de Aguiar e a Rua Alm. Soído;

Humberto Martins de Paula x Av. José Miranda

Humberto Martins de Paula x Av. José Miranda
Humberto Martins de Paula x Av. José Miranda. (Google Maps | Arte Geraldo Netto)

  1. Abrir acesso para a Ilha do Boi pela Av. Humberto Martins e pela Av. José Miranda;
  2. Abrir um retorno para a Av. Navegantes pelo bolsão de estacionamento;
  3. Transformar a Rua Rualino Gonçalves em mão única, sentido Av. Humberto Martins, com semáforo.

Av. José Miranda x Marília Scarton x Victor Civitá

Av. José Miranda x Marília Scarton x Victor Civitá
Av. José Miranda x Marília Scarton x Victor Civitá. (Google | Arte Geraldo Neto)

  1. Transformar a R. José Miranda em mão dupla;
  2. Acertar a rotatória existente;
  3. Rua Marília Scarton será mão única até a entrada da Enseadinha depois vira mão dupla;
  4. Rua Victor Civitá será em mão única;
  5. Acertar a geometria embaio da ponte.

Av. João Batista Parra x Clóvis Machado

Av. João Batista Parra x Clóvis Machado
Av. João Batista Parra x Clóvis Machado. (Google | Arte Geraldo Neto)

  1. Criar uma mão saindo da rua Clóvis Machado e permitir somente o acesso de ônibus, motos e ambulâncias pela Av. Navegantes;
  2. Transformar a rua João Batista Parra em mão única com três faixas para acesso à Terceira Ponte;
  3. Abrir uma entrada para a Av. João Batista Parra pela Av. Navegantes.

Saturnino de Brito x Ilha do Frade x Praia do Canto

Mudança no trânsito
Avenida Saturnino de Brito - Ilha do Frade - Praia do Canto . (Google | Arte Geraldo Neto )

  1. Criar uma baia de ônibus - Praça dos Namorados;
  2. Criar uma nova faixa para acesso a R. Celso Calmon;
  3. Criar uma baia de ônibus - Saturnino de Brito;
  4. Criar uma baia de ônibus - Saturnino de Brito;
  5. Criar uma nova faixa para acesso a R. Moacyr Ávidos.

"Vamos trazer todas essas melhorias urbanas em um único projeto e concepção. A região é estratégica. Tem fluxo comercial gigantesco, movimentação de pessoas considerável – e, agora, ganhará uma nova visão", afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini, durante a apresentação do projeto nesta quarta (06).

Errata Atualização
6 de dezembro de 2023 às 20:33

Após a publicação desta matéria, a Prefeitura de Vitória detalhou outro trecho que também entrará em obras, entre a Rua Humberto Martins de Paula e a Avenida José Miranda. O texto foi atualizado com as informações. 

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