ASSINE

Novas medicações podem ajudar a controlar pandemia no 2° semestre

O controle será alcançado com a utilização de dois novos medicamentos em pacientes com a Covid-19, associados ao plano de vacinação contra a doença

Tempo de leitura: 2min
Publicado em 22/06/2022 às 17h04
Paxlovid, o novo remédio contra Covid
Paxlovid, novo remédio contra Covid, deverá ser adquirido pelo Ministério da Saúde e distribuído aos Estados. Crédito: Shutterstock

Com a incorporação de novos medicamentos no tratamento da Covid-19, aliados à vacinação, o secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, acredita que será possível controlar a pandemia e seus reflexos no próximo semestre.

“Caminhamos para ter um segundo semestre com controle do impacto da pandemia, de internações e óbitos, em patamares que não alcançamos em nenhum momento anterior da pandemia”, assinala o secretário.

Em coletiva na tarde desta quinta-feira (22), Nésio informou que o governo do Estado comprou mais 4.200 comprimidos do Baricitinib, volume suficiente para o tratamento de 300 pacientes que estejam em uso de ventilação não-invasiva, internados em hospitais.

“Com o uso do medicamento, a expectativa é de redução do impacto em ventilação mecânica, complicações e óbito dos pacientes internados”, explicou.

A quantidade do medicamento será suficiente, estima o secretário, para atendimento dos pacientes no mês de junho. Para o mês de julho está prevista a conclusão de novos processos licitatórios que vão viabilizar a compra do remédio para o período até dezembro.

“Desta forma, o Espírito Santo incorpora, definitivamente, o medicamento Baricitinib na sua rotina hospitalar no tratamento dos pacientes com a Covid-19”, ressaltou Nésio.

Outro medicamento aguardado é o Paxlovid, da Pfizer, cuja compra deverá ser efetuada pelo Ministério da Saúde, que se encarregará ainda de sua disponibilização para os Estados.

O secretário explicou que o medicamento é destinado a pacientes com comorbidades, idosos, para tratamento ambulatorial ou domiciliar de quadros leves da Covid-19.

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

Logo AG Modal Cookies

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.