> >
Motorista que tombou com Transcol estava com CNH vencida desde setembro de 2024

Motorista que tombou com Transcol estava com CNH vencida desde setembro de 2024

Condutor do ônibus alegou que houve uma falha na direção, que fez com que o veículo colidisse com um poste e muro e tombasse; polícia apura se ele estava em alta velocidade

Publicado em 30 de maio de 2025 às 08:35

 - Atualizado há 2 meses

O ônibus tombou na curva do Trevo de Alto Laje, em Cariacica.

O motorista do ônibus do Sistema Transcol que tombou ao fazer uma curva no Trevo de Alto, em Cariacica, estava com a CNH vencida desde setembro do ano passado. O acidente envolvendo o coletivo da linha 525 (Terminal de Vila Velha/Terminal Itacibá) aconteceu no fim da tarde de quinta-feira (30). Segundo o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar, o condutor foi submetido ao teste do bafômetro, que deu negativo para a ingestão de bebida alcoólica.

Em relato à Polícia Militar, o motorista contou que perdeu o controle do coletivo próximo ao Pronto Atendimento de Alto Lage, ao realizar uma curva sentido Terminal de Itacibá. Ele afirmou que a direção havia endurecido, levando o ônibus a colidir com um poste e com o muro de um ferro-velho, tombando em seguida.

A Polícia Militar informou inicialmente que pelo menos 14 passageiros ficaram feridos no acidente, mas o número pode ser maior. Consta no boletim de ocorrência da corporação que 12 pessoas precisaram de atendimento médico no local, e outras cinco foram encaminhadas ao Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória.

Em entrevista à TV Gazeta, o diretor-presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), Marcelo Antunes, explicou que cabe à companhia fazer o gerenciamento das frotas de ônibus e fiscalizações da operação das linhas. Quanto ao controle de motoristas, ele afirmou que fica a cargo das empresas.

“Temos inúmeros motoristas, uma rotatividade grande, mas a empresa deveria cobrar isso e ter repassado. Sempre temos o cuidado com a fiscalização. Duas vezes ao ano, para entrar na empresa, o motorista é obrigado a fazer curso de transporte de passageiros e verificar toda a documentação dele”, explicou o diretor-presidente da Ceturb-ES.

Ainda segundo Marcelo Antunes, quando o motorista se envolve em acidentes, ele é obrigado a refazer o curso. Ele também esclareceu que o coletivo envolvido no incidente passou por fiscalização em março deste ano.

“É mais um ponto de atenção a verificação de documentação, que é cargo da empresa fazer essa checagem. Não estou isentando a Ceturb, é mais um ponto para inserir no nosso checklist. Temos a preocupação de fiscalizar a questão dos ônibus, de lotação, se está em condição de tráfego. Por exemplo, esse ônibus envolvido no acidente teve a fiscalização recente, em março, e estava ok, não teve problema mecânico. A autoridade de trânsito está apurando. Tem câmeras internas focadas no motorista, voltadas para os passageiros e voltadas para a rua também”, disse.

Em relação à reclamação dos passageiros, da alta velocidade do motorista, o diretor-presidente da Ceturb-ES explicou que as autoridades de trânsito estão verificando essa informação. Ele explicou que o Batalhão da Polícia Militar de Trânsito (BPTran) apura o resultado do tacógrafo, que mede a velocidade do ônibus.

“O Batalhão de Trânsito está com os dados para verificar de quem foi a culpa, se foi culpa técnica ou imperícia do motorista, para, tendo o laudo, a Ceturb agir. Se for questão técnica, notificar a empresa, se foi do motorista, também é notificada para que a empresa tome as providências contra ele”, ressaltou Marcelo Antunes.

Em nota enviada na manhã desta sexta-feira (30), a Ceturb-ES reforçou que a contratação dos motoristas do sistema Transcol é de responsabilidade das empresas, que devem garantir o cumprimento de todos os requisitos legais para o exercício da função, incluindo a validade da CNH e demais documentos obrigatórios.

"Cabe à Ceturb-ES o gerenciamento e fiscalização do sistema, o que inclui o monitoramento da frota, o cumprimento de horários e itinerários, a qualidade da operação, a segurança dos veículos. Atualmente, a Ceturb-ES realiza a verificação da CNH dos condutores por amostragem", disse a companhia.

Garantiu, ainda, que entre os diversos aspectos já fiscalizados por sua equipe técnica, passará a incluir também a checagem da vigência da CNH de forma sistemática, como parte do aprimoramento das ações de controle e segurança.

A Gazeta fez os seguintes questionamentos ao GVBus:

  • Qual o posicionamento da empresa sobre o motorista do Transcol estar com a CNH vencida?
  • Não há nenhum controle sobre essa situação dos motoristas?
  • Quais procedimentos serão adotados sobre o caso, e com o motorista?
  • Qual a atualização de quantidades de passageiros feridos?
  • Há informações sobre a velocidade indicada no tacógrafo no momento do acidente?
Resposta do GVBus (Nota na íntegra):
  • "O GVBus lamenta pelo ocorrido e informa que as causas do acidente estão sendo apuradas pela empresa responsável."

A Polícia Civil informou que o motorista, de 53 anos, foi levado à Delegacia Regional de Cariacica, onde foi ouvido e liberado, conforme o previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). "Esta medida foi adotada uma vez que o motorista permaneceu no local do acidente e não havia indícios de cometimento de crime que justificassem a prisão em flagrante. O caso seguirá em investigação pela Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito", destacou a corporação.

A reportagem procurou a Polícia Militar para saber o resultado do tacógrafo, que seria analisado pelo Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran), mas não houve retorno até a publicação desta matéria.

Ceturb-ES | Nota na Íntegra

"A Ceturb-ES esclarece que a contratação dos motoristas do sistema Transcol é de responsabilidade das empresas operadoras, que devem garantir o cumprimento de todos os requisitos legais para o exercício da função, incluindo a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e demais documentos obrigatórios.
Cabe à Ceturb-ES o gerenciamento e fiscalização do sistema, o que inclui o monitoramento da frota, o cumprimento de horários e itinerários, a qualidade da operação, a segurança dos veículos. Atualmente, a Ceturb-ES realiza a verificação da CNH dos condutores por amostragem. A condução de veículo com CNH vencida está em desacordo com a legislação vigente e o condutor poderá responder conforme o previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A Ceturb-ES informa ainda que, entre os diversos aspectos já fiscalizados por sua equipe técnica, passará a incluir também a checagem da vigência da CNH de forma sistemática, como parte do aprimoramento das ações de controle e segurança. Os motoristas do sistema Transcol passam por reciclagem duas vezes ao ano, além de realizarem de forma obrigatória curso especializado em transporte coletivo de passageiros. Vale destacar que a jornada de trabalho desses profissionais está de acordo com a convenção de trabalho da categoria.
A Companhia reforça que o caso ocorrido na tarde de quinta-feira (29), na região de Alto Lage, em Cariacica, está sendo apurado pela autoridade de trânsito competente, e que a Ceturb-ES presta total apoio à investigação."

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais