> >
Morador de Viana pode comparecer a mutirão de vacinação sem agendamento

Morador de Viana pode comparecer a mutirão de vacinação sem agendamento

Neste domingo (13), a população da cidade com idade entre 18 a 49 anos será imunizada contra a Covid-19 com meia dose da Astrazeneca, no projeto Viana Vacinada

Publicado em 12 de junho de 2021 às 21:30

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Vacinação em Viana
Viana terá vacinação em massa neste domingo (13). (PMViana)

Os moradores de Viana, com idade entre 18 e 49 anos, que não conseguiram realizar o agendamento on-line para o mutirão de vacinação deste domingo (13), poderão comparecer a sua seção eleitoral para ter direito a serem imunizados contra a Covid-19, no projeto "Viana Vacinada". 

O convite foi feito pelo prefeito da cidade, Wanderson Bueno. “Aqueles que, por algum motivo, não conseguiram fazer o seu agendamento on-line para a vacinação, deve comparecer amanhã a sua seção, portando documento com foto e título de eleitor, e será imunizado. Receba proteção para você, sua família e seus amigos”, alertou.

É necessário levar o título de eleitor porque as informações eleitorais foram utilizadas para identificar os moradores de Viana que vão ter direito a participar do projeto.

“Na prática, serão transformadas as seções eleitorais em locais de vacinação. Ao agendar sua vacina, o cidadão já vai poder escolher a sua seção, o seu local onde vota. Isso foi uma inovação do município de Viana na proposta da organização que vai facilitar o dimensionamento para que não tenhamos muitas pessoas num único ponto vacinando", explicou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, quando o projeto foi lançado.

Até o momento 21 mil moradores se cadastraram para serem vacinados contra a Covid-19 neste domingo (13). A expectativa é de imunizar cerca de 35 mil pessoas que residem na cidade, com idade entre 18 e 49 anos, e que ainda não tenham sido vacinados.

O mutirão faz parte do projeto “Viana Vacinada”, que vai imunizar a população doses da Astrazeneca (Oxford/Fiocruz), doadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), para analisar a eficácia da aplicação de meia dose da vacina.

Os vacinados com meia dose (0,25ml) da vacina receberão, após 12 semanas, outra meia dose da vacina. Serão utilizadas doses da vacina Astrazeneca (Oxford/Fiocruz), doadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Caso o objetivo de imunização de seja alcançado, todos os vacinados receberão outra dose de reforço e ficarão imunes ao coronavírus.

A eficácia da estratégia de vacinação meia dose ou com dose já foi testada e utilizada em outros momentos de emergência de saúde pública, como a epidemia de Febre Amarela, realizada com sucesso e que garantiu a vacinação do Brasil e da África.

O objetivo do estudo é avaliar a diminuição de números de casos do novo coronavírus, com internações e mortes, e parte da premissa de que há um grande número de pessoas que ainda não tem e não terão acesso à vacinação nos próximos meses.

A vacinação acontecerá em 35 postos distribuídos pelo município de Viana, com a participação e 450 colaboradores voluntários.

Também participam do estudo a equipe de pesquisadores do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes/EBSERH) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O projeto foi aprovado no Comitê de Ética do Hucam-Ufes e pela Comissão Nacional de Ensino e Pesquisa (Conep) e está sendo executado por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a Fiocruz, Hucam-Ufes, Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), e Prefeitura Municipal de Viana.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais