> >
Mais de 5,1 mil adolescentes foram mães no Espírito Santo em 2023

Mais de 5,1 mil adolescentes foram mães no Espírito Santo em 2023

Apesar do número alto, de 2018 a 2023 houve uma queda de mais de 30% no número de pessoas que foram mães ainda na adolescência

Publicado em 3 de março de 2024 às 09:33

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Fabia Ferreira, que ficou grávida do filho mais velho aos 13 anos de idade.
Fabia Ferreira, que ficou grávida do filho mais velho aos 13 anos de idade. (TV Gazeta)

Espírito Santo vem registrando queda no número de gravidez na adolescência, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Em 2018, 7.776 pessoas ficaram grávidas entre 10 e 19 anos. Mesmo o número caindo 33,14% de lá pra cá, 2023 teve 5.199 meninas dessa faixa etária que foram mães, conforme informações da TV Gazeta.

"Uma queda de 30% é de se louvar. Acho que isso se deve a uma maior consciência de separação entre o início da vida sexual e concepção. A separação entre começar a vida sexual e colocar uma nova vida no mundo", aponta a professora do Ambulatório de Adolescência do Hospital das Clínicas Sandra Martins, que também fez um alerta sobre a importância da prevenção.

Dificuldade de quem começou a maternidade cedo

"Quando eu descobri que estava grávida, já tinha cinco meses. Eu conversei com a minha mãe e ela mandou eu procurar o pai do meu filho, porque ela não ia poder assumir eu e meu filho dentro de casa", contou a voluntária em um projeto social Fabia Ferreira, que ficou grávida aos 13 anos. Na época, ela cursava a quarta série do ensino fundamental e, antes dos 16 anos, teve outros dois filhos com o mesmo companheiro. 

Ela contou que sonhava estudar para conseguir melhores oportunidades de trabalho no futuro. Entretanto, por conta da maternidade, se sentiu forçada a largar os estudos. "Eu falo com a minha filha: 'não é porque sua mãe não estudou que você não tem que estudar'. Para que, amanhã, ela tenha alguma coisa boa na vida", disse ela.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais