Reporter / bruno.cunha@redegazeta.com.br
Publicado em 16 de julho de 2025 às 18:30
- Atualizado há 14 dias
Um lobo-marinho juvenil macho foi resgatado na manhã de terça-feira (15), debilitado, na Praia d'Ulé, em Guarapari, Espírito Santo. Pesando aproximadamente 11 quilos, o animal pertence à espécie Arctocephalus australis (Lobo-marinho-sul-americano), conhecida por realizar migrações e nadar solitário em mar aberto. A equipe do Instituto ORCA, uma das responsáveis pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Campos e do Espírito Santo (PMP-BC/ES), foi acionada para realizar o resgate. Segundo os especialistas, o lobo-marinho apresenta lesões em ambos os olhos, o que tem causado desorientação.
Desde o resgate, a equipe técnica vem realizando exames e avaliações clínicas para entender melhor o estado de saúde do animal e definir os próximos passos no processo de reabilitação. Ainda não há prazo estimado para sua permanência sob cuidados humanos, já que o retorno ao habitat natural dependerá da completa recuperação.
Instituto ORCA
Em notaApesar de incomum, a presença de lobos-marinhos no litoral capixaba não é inédita. Esses animais são originários de águas mais frias do sul da América do Sul, mas podem aparecer na costa sudeste brasileira durante seus deslocamentos migratórios.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta