> >
Capixaba é surpreendido por alerta de tsunami durante férias no Japão

Capixaba é surpreendido por alerta de tsunami durante férias no Japão

Morador de Vitória estava em cidade costeira quando recebeu aviso no celular; governo japonês ordenou evacuação de áreas próximas ao mar

Felipe Sena

Repórter / [email protected]

Publicado em 30 de julho de 2025 às 09:50

Um turista capixaba foi surpreendido por um alerta de tsunami nesta quarta-feira (30) enquanto passava férias no Japão. Cesar Ronaldo Filho, morador de Vitória, estava na cidade litorânea de Atami, província de Shizuokaa, cerca de 100 km da capital Tóquio, quando recebeu a notificação de emergência pelo celular. O alerta foi emitido após um terremoto de magnitude 8,8 atingir a península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, provocando ondas de até 4 metros que se deslocaram pelo Oceano Pacífico.

Um turista capixaba foi surpreendido por um alerta de tsunami nesta quarta-feira (30) enquanto passava férias no Japão. O oftalmologista Cesar Ronaldo Filho, morador de Vitória, estava na cidade litorânea de Atami, cerca de 100 km da capital Tóquio, quando recebeu a notificação de emergência pelo celular. O alerta foi emitido após um terremoto de magnitude 8,8 atingir a península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, provocando ondas de até quatro metros que se deslocaram pelo Oceano Pacífico.

Por volta das 10h da manhã (horário local), todos os telefones começaram a tocar com uma mensagem de emergência. O alerta dizia que as praias estavam interditadas e que era necessário procurar áreas mais altas

Cesar Ronaldo Filho

Oftalmologista 
Turista capixaba de férias no Japão foi surpreendido por alerta de tsunami
Turista capixaba de férias no Japão foi surpreendido por alerta de tsunami Crédito: Leitor | Cesar Ronaldo Filho

Cesar contou que está hospedado em Tóquio e que pegou um trem-bala para ir até a cidade litorânea. Enquanto visitava um dos pontos turísticos, o Castelo de Atami, aproveitou a vista para fazer registros do mar (imagem acima). Apesar dos alertas, o oftalmologista contou que o clima na região foi de tranquilidade.

A gente não viu nada (ondas grandes). A cidade seguiu seu ritmo normalmente. Foi tudo muito tranquilo. Ninguém ficou apavorado, não teve correria nem engarrafamento. Algumas linhas de trem chegaram a ser interrompidas, mas, no geral, tudo extremamente organizado

Cesar Ronaldo Filho

Oftalmologista
Registro dos alertas feitos por turista capixaba no Japão
Registro dos alertas feitos por turista capixaba no Japão Crédito: Leitor | Cesar Ronaldo Filho

Ainda segundo ele, o nível de alerta emitido pelas autoridades japonesas para a região inicialmente era vermelho, indicando risco elevado. Horas depois, o alerta foi rebaixado para o nível amarelo.

Um dos tremores mais fortes da história moderna

O tremor, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), foi o mais forte registrado no mundo desde 2011, quando um abalo sísmico devastador atingiu o Japão e causou o desastre nuclear de Fukushima. O epicentro foi localizado a cerca de 125 km da cidade russa de Petropávlovsk-Kamtchatski, a uma profundidade de 19,3 km. Pouco depois, outro terremoto de magnitude 6,9 também foi registrado na região.

Diante da ameaça de ondas perigosas, autoridades japonesas e americanas emitiram alertas de tsunami para várias regiões costeiras, incluindo Japão, Rússia, Havaí, Alasca, Canadá, Equador e países do sudeste asiático. O Japão chegou a suspender serviços de trem em algumas áreas como medida preventiva.

Apesar do susto, não houve registro de feridos no Japão até o fechamento desta reportagem. Trabalhadores que atuam na antiga usina de Fukushima chegaram a ser retirados do local, mas nenhuma usina nuclear japonesa apresentou anormalidades.

Na Rússia, onde o impacto foi mais direto, o governo ordenou evacuações em cidades da região de Sakhalin, incluindo a pequena Severo-Kurilsk, que sofreu inundações. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o porto da cidade danificado e ondas atingindo a costa. Um jardim de infância também teria sido afetado, segundo autoridades locais. Até o momento, há relatos apenas de feridos leves.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

capixaba clima ferias Terremoto Mudanças Climáticas

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais