Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Pedido está em análise

Kauã e Joaquim: defesa de Georgeval pede que júri não aconteça em Linhares

Solicitação foi feita ao Tribunal de Justiça do Espírito Santo por ameaças que os advogados e o próprio acusado de matar o filho e o enteado teriam sofrido nos últimos dias. Julgamento está marcado para segunda-feira (3)

Publicado em 31 de Março de 2023 às 15:47

Natalia Bourguignon

Publicado em 

31 mar 2023 às 15:47
A defesa de Georgeval Alves Gonçalves, pastor acusado de torturar, violentar e matar os irmãos Kauã e Joaquim em 2018, entrou com um pedido de desaforamento do júri, marcado para a próxima segunda-feira (3), em Linhares. A solicitação, que foi protocolada na quinta-feira (30) no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), tem o objetivo de mudar o julgamento de cidade. 
De acordo com o advogado Pedro Henrique Souza Ramos, que atua na defesa do acusado, o pedido foi feito diante de uma série de ameaças que os advogados quem compõem a banca de defesa e também o próprio Georgeval têm sofrido às vésperas do Tribunal do Júri. Em entrevista nesta sexta-feira (31), na sede do TJES, Ramos não especificou o teor das intimidações.  
Advogado Pedro Ramos defende o pastor Georgeval Alves Gonçalves
O advogado Pedro Henrique Ramos atua na defesa do pastor Georgeval Alves Gonçalves Crédito: TV Gazeta
"Não temos garantia da nossa segurança para exercer a advocacia. Esses ataques são não apenas ao direito de defesa, mas também à cidadania, direitos tão caros construídos e conquistados a duras penas pela nossa jovem democracia", disse o advogado. "Por não nos sentirmos seguros em executar as nossas teses defensivas em plenário, requeremos a suspensão do júri determinado para segunda-feira (3) até que o Tribunal de Justiça, por meio das câmaras criminais reunidas, possa decidir de fato qual será a comarca responsável e que terá o suporte necessário para nos acompanhar", completou. 
O desaforamento é previsto no Artigo 427 do Código de Processo Penal. De acordo com a lei, a mudança de comarca pode ser solicitada se houver interesse da ordem pública, dúvida sobre a imparcialidade do júri ou sobre a segurança pessoal do acusado. Caso a mudança seja determinada pela Justiça, o julgamento é movido para outra cidade da mesma região, onde não existam os motivos que levaram à requisição de alteração. A preferência deve ser pelas comarcas mais próximas.
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo ainda analisa o pedido. 
"As reações que nós comprovamos ao desembargador são maiores naquela comunidade. Isso compromete não somente a lisura do procedimento, a imparcialidade do conselho de sentença, conforme foi verificado e também trazido a conhecimento do Juízo, mas  todos que ali estão, especialmente a defesa, que por conta dessa eventual coação não terá essa possibilidade de exaurir todo o procedimento defensivo", alegou Ramos. 
O advogado de defesa afirma que solicitou o apoio da seccional Espírito Santo da Ordem dos Advogados do Brasil. José Carlos Rizk Filho, presidente da OAB-ES, esteve na sede do TJES nesta sexta-feira (31), ao lado do advogado de Georgeval, mas não se manifestou sobre a requisição de desaforamento. 

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Taça EDP das Comunidades: jogos começam neste sábado (20), na Serra
Adrielly Dias Ribeiro, de 27 anos, Flávio Souza Ribeiro, de 48, e Genésio José Endilch, de 34, foram indiciados pela morte da diarista Luciana Siqueira Rodrigues, 42, em Cariacica
Polícia indicia três pessoas por morte de diarista em Cariacica
Imagem de destaque
Atletas de primeira viagem: veja quais exames fazer antes de começar a praticar exercícios

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados