> >
Influenciadora do ES viraliza após infecção no olho causada por mosca

Influenciadora do ES viraliza após infecção no olho causada por mosca

Vídeos tiveram mais de 16 milhões de visualizações nas redes sociais; jovem recebeu o diagnóstico de quemose ocular

Publicado em 17 de julho de 2025 às 08:25

Vídeos tiveram mais de 16 milhões de visualizações nas redes sociais. Jovem recebeu o diagnóstico de quemose ocular, uma inflamação caracterizada pelo inchaço de membrana do olho.

Uma influenciadora digital da Serra, na Grande Vitória, viralizou nas redes sociais depois de contar em um vídeo sua experiência sobre uma infecção no olho, causada por uma mosca-de-banheiro.

Larissa de Jesus dos Santos, de 27 anos, contou que o inseto entrou no olho dela enquanto a jovem se preparava para tomar banho. Os vídeos com os relatos ultrapassaram 16 milhões de visualizações. Segundo Larissa, que também é enfermeira, o contato com a mosca causou uma ardência imediata, seguida de inchaço.

“A mosquinha entrou no meu olho e já saiu. Comecei a sentir uma ardência. Na hora, joguei água, mas, em questão de segundos, começou a inchar muito. Liguei para o meu noivo, que estava trabalhando, pesquisei se havia algum hospital dos olhos e encontrei um em Vitória. Fomos direto para lá”, contou Larissa.

No hospital, a jovem foi diagnosticada com quemose ocular, uma inflamação caracterizada pelo inchaço da conjuntiva, a membrana que recobre a parte branca do olho. Apesar do susto, ela passou por tratamento e o olho voltou ao normal dois dias depois.

Desesperada, a jovem relatou que notou uma espécie de "gordura" sobre o globo ocular e a área estava bastante amarelada após a mosca ter entrado no olho.

"Meu noivo olhou e ficou assustado. Eu também fiquei, porque era o meu olho, e parecia que havia areia dentro dele. Dava dor até na cabeça", relembrou.

Larissa de Jesus dos Santos, de 27 anos, contou que o inseto entrou no olho dela, enquanto se preparava para tomar banho
Larissa de Jesus dos Santos, de 27 anos, contou que o inseto entrou no olho dela enquanto se preparava para tomar banho Crédito: Acervo Pessoal

Inchaço sumiu em dois dias

Após atendimento médico, Larissa recebeu o diagnóstico de quemose ocular. Dois dias depois, o inchaço havia desaparecido completamente.

"Pensei: 'Vou postar porque essa mosca parece inofensiva, fica ali no banheiro sem fazer nada, mas não. Ela pousou no meu olho, e isso aconteceu'", disse a enfermeira.

O que é quemose?

Após atendimento médico, Larissa recebeu o diagnóstico de quemose ocular
Após atendimento médico, Larissa recebeu o diagnóstico de quemose ocular Crédito: Acervo Pessoal

Segundo o oftalmologista Raphael Moraes, a quemose é um sintoma, não uma doença em si. "É um inchaço, um acúmulo de líquido entre a parte branca do olho (esclera) e a conjuntiva, uma camada translúcida que cobre o olho. O aspecto lembra uma 'gelatina' sobre o olho", explicou.

No caso de Larissa, é mais provável que o contato com a mosquinha tenha provocado uma reação alérgica. "Esses insetos podem carregar substâncias irritantes ou causar reações de hipersensibilidade em pessoas mais suscetíveis. Foi provavelmente isso que desencadeou a quemose", diz o médico.

O especialista ressaltou que, apesar do aspecto assustador, o quadro é considerado leve e regride rapidamente. "O tratamento envolve colírios antialérgicos e, dependendo do caso, antialérgicos orais. Em poucos dias, o olho já está bem melhor."

Pode causar cegueira?

Apesar do medo de perder a visão, Larissa está totalmente recuperada. E, de acordo com o oftalmologista, não há risco de cegueira nesse tipo de situação.

"A quemose alérgica não provoca perda de visão. O principal problema é o desconforto e o susto, porque o inchaço dá a impressão de que o olho está saindo para fora. Mas é uma reação passageira", afirmou Rafael.

Segundo susto

Duas semanas antes do caso mais grave, Larissa já havia tido um episódio semelhante: outro mosquito entrou em seu olho esquerdo, mas o inchaço foi leve e desapareceu no dia seguinte.

Quase quatro meses depois, Larissa contou que está completamente recuperada — embora, na época, tenha temido até perder a visão. Desde então, passou a tomar mais cuidado com os mosquitinhos, incluindo o uso de inseticidas no banheiro.

*Com informações da repórter Viviane Machado, do g1 ES

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Banheiro Oftalmologista Ralo de Banheiro

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais