> >
Futuro dos desfiles do Carnaval de Vitória será decidido em 15 de outubro

Futuro dos desfiles do Carnaval de Vitória será decidido em 15 de outubro

Uma reunião está marcada para a data com a participação da Prefeitura de Vitória e do Ministério Público Estadual, além de membros da Liesge e Lieses

Publicado em 26 de setembro de 2020 às 20:08

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Data: 06/02/2010 - Desfile da Escola de Samba Independentes de Boa Vista, no Sambão do Povo. Carnaval Capixaba
A Independentes de Boa Vista foi a campeã do carnaval capixaba em 2020. Desfiles de 2021 ainda estão indefinidos. (Bernardo Coutinho/Arquivo AG)

Em um panorama de incertezas, por conta da pandemia do novo coronavírus, o futuro dos desfiles das escolas de samba do carnaval capixaba está prestes a ser decidido. 

Futuro dos desfiles do Carnaval de Vitória será decidido em 15 de outubro

Uma reunião marcada para o dia 15 de outubro contará com a presença da Prefeitura de Vitória e Ministério Público Estadual, além de membros da Liesge (Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial) e Lieses (Liga Independente das Escolas de Samba do Espírito Santo), que representam, respectivamente, o Grupo Especial e o de Grupo de Acesso. Em pauta: uma resolução definitiva sobre a viabilidade das apresentações em 2021. 

Por conta da realidade sanitária do Estado e do país, é praticamente inviável que os desfiles ocorram nas datas marcadas anteriormente, em 12  e 13 de fevereiro. Em entrevista recente ao portal A Gazeta, Edvaldo Teixeira, presidente da Liesge, descartou, inicialmente, que as apresentações ocorram em dias próximos à Semana Santa.

"O poder público vai nos passar a real situação sanitária da Grande Vitória, para que o carnaval seja realizado com segurança. Precisamos do suporte das autoridades para a organização, como a liberação do Sambão do Povo e mesmo o aporte de recursos financeiros para a realização do desfile", explica Teixeira.

Ainda de acordo com o gestor, mesmo com as incertezas, as agremiações capixabas não deixaram de se organizar. "Praticamente todas têm o samba-enredo pronto e muitos carnavalescos estão desenhando fantasias e alegorias", complementa.

Por meio de nota, a Prefeitura de Vitória afirmou que, no momento, está focada no desenvolvimento de ações de combate à disseminação do novo coronavírus. 

O órgão informou também que está dialogando com as Ligas das Escolas de Samba e com o Ministério Público Estadual (MPES), confirmando sua participação na reunião de 15 de outubro.

RIO DE JANEIRO

Em decisão tomada nesta semana, a Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) optou pela suspensão da festa na Marquês da Sapucaí em fevereiro, afirmando que o carnaval da cidade não tem data para ocorrer no próximo ano.  

Este vídeo pode te interessar

Três coisas pesam para definir os desfiles em 2021: imunização em massa contra o coronavírus, o que ainda depende da aprovação de uma vacina; tempo hábil para que as escolas se organizem e a questão financeira.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais