> >
Estudo dos EUA mostra eficácia de proteção das máscaras caseiras

Estudo dos EUA mostra eficácia de proteção das máscaras caseiras

Pesquisadores da Universidade de Chicago, dos Estados Unidos, identificaram a máscara de algodão como a mais eficaz na proteção à transmissão do coronavírus

Publicado em 26 de maio de 2020 às 19:53

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Vitória - ES - Máscaras  usadas nas ruas pelos capixabas.
Estudo de universidade dos EUA mostrou a eficácia de máscaras caseiras. (Vitor Jubini)

Um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, comprovou que máscaras de algodão são as mais eficazes para evitar a contaminação pelo coronavírus. De acordo com a pesquisa, uma máscara caseira feita com o tecido repele entre 64% e 82% das partículas de saliva, dependendo do tamanho das gotículas.

Um dos autores do estudo é Supratik Guha, engenheiro molecular e professor da Universidade de Chicago, que visava estudar a capacidade de filtragem de alguns tecidos quando expostos a diferentes tamanhos de gotículas de aerosol. Com a ajuda de uma máquina, simularam as gotículas de saliva de um espirro, tosse, fala ou respiração.

Vitória - ES - Máscaras usadas nas ruas pelos capixabas.(Vitor Jubini)

Guha afirmou que há um grande interesse em saber o poder de proteção de máscaras de pano caseiras, que se tornaram acessório comum durante a pandemia do coronavírus. Segundo o professor, os resultados em laboratório se assemelham bastante a de situações reais, mas a proteção é efetiva apenas quando a máscara está bem ajustada ao rosto. 

"De acordo com os resultados, é possível perceber que os tecidos mais comuns disponíveis no mercado oferecem uma boa filtragem, mas quem utiliza a máscara tem proteção máxima apenas se estiver bem ajustada à face", afirmou.

Segundo o estudo, a eficácia é ainda maior quando a máscara possui mais de uma camada de tecido. O algodão serve como uma barreira mecânica, enquanto tecidos como a seda e o chiffon servem como barreira eletrostática que impedem que as gotículas atravessem possíveis buracos na primeira camada de proteção. Essa mistura dos tecidos garante uma proteção entre 80% e 99% eficaz.

O poliéster, de acordo com o estudo, é um dos tecidos menos eficázes na proteção às gotículas de saliva que transmitem o coronavírus. De acordo com Guha, os melhores tecidos são os que possuem menos espaços entre os fios, como o algodão, seda e o chiffon.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais