> >
Espírito Santo tem a melhor nota no ensino médio do país, aponta Ideb

Espírito Santo tem a melhor nota no ensino médio do país, aponta Ideb

Estado, junto com Goiás, conquistou a maior nota do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) considerando escolas públicas e particulares

Publicado em 15 de setembro de 2020 às 12:04- Atualizado há 4 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
aula -aluno - ensino - distancia - escola - curso
Apesar do avanço, pela quarta vez consecutiva o país descumpriu a meta para o ensino médio. (@jcomp/Freepik)

O Espírito Santo conquistou a maior nota do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) considerando escolas públicas e particulares.  Junto com o Goiás, o Estado alcançou a média de  4,8. Os dados foram divulgados na manhã desta terça-feira (15) pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com os novos dados divulgados,  o  Brasil registrou em 2019 o maior avanço do Ideb do ensino médio, embora o desempenho ainda não tenha sido necessário para superar a meta no indicador. 

Indicador principal da educação básica, o Ideb varia numa escala de 0 a 10. O índice é caracterizada a cada dois anos para os anos iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio. Para compor o Ideb, O MEC leva em consideração as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que foi aplicada nos meses de outubro e novembro de 2019, além dos  índices de aprovação, compilados pelo Censo Escolar.

A média do Brasil passou de 3,8, em 2017, para 4,2, em 2018. O avanço aconteceu, principalmente, pelo desempenho da rede pública de ensino. Mas o aumento de 0,4 ponto na média geral não foi suficiente para que o país atingisse a meta de 5,0. 

O Espírito Santo apresentou melhor média estadual, com 4,8, junto com Goiás, enquanto o Paraná ficou em segundo lugar, com 4,7. A pontuação é referente ao desempenho de escolas das redes estaduais e privadas.  

REDE ESTADUAL E PRIVADA

Já ao fazermos um recorte apenas da rede estadual, o estado capixaba aparece em segundo lugar, com média 4,6. O estado que teve melhor resultado foi Goiás (4,7) e abaixo do Espírito Santo ficaram Paraná (4,4) e São Paulo (4,3). 

Na rede privada, especificamente, o Estado ficou com média 6,3, a terceira melhor pontuação. À frente estão Minas Gerais e Paraná, empatados com 6,4.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais