> >
Entregue há menos de um mês, ciclovia em Vitória alaga e vai passar por reforma

Entregue há menos de um mês, ciclovia em Vitória alaga e vai passar por reforma

Via para ciclistas recém-inaugurada na Avenida Jair Etienne Dessaune apresenta problemas no escoamento das águas da chuva

João Barbosa

Repórter / [email protected]

Publicado em 19 de setembro de 2025 às 17:14

Entregue há menos de um mês em Vitória, a ciclovia da Avenida Jair Etienne Dessaune, no bairro Bento Ferreira, já vai passar por reforma. Com as chuvas dos últimos dias na Grande Vitória, a via para ciclistas — inaugurada em 27 de agosto — começou a alagar devido a problemas no sistema de escoamento da água.

A situação, identificada pela reportagem de A Gazeta na manhã desta sexta-feira (19), vai demandar reparos no trecho que fica entre as avenidas Vitória e Cezar Hilal para garantir a drenagem. O serviço deve começar na próxima semana, segundo Gustavo Perin, responsável pela Secretaria Municipal de Obras (Semob).

Ciclovia da rua Jair Etienne Dessaune, em Bento Ferreira
Ciclovia da rua Jair Etienne Dessaune, em Bento Ferreira, ficou alagada após chuvas Crédito: Vitor Jubini

Durante a requalificação da avenida, que não foi entregue no prazo estipulado pela prefeitura — maio de 2025 — e teve um custo de R$ 8.050.500,00 aos cofres públicos, o sistema de escoamento da ciclovia ficou confinado em uma área que não permite que a água da chuva vá para a rede de captação, gerando alagamentos durante as chuvas e poças d’água no meio da pista para bicicletas.

“Agora, vamos fazer as aberturas para o escoamento para que a laje (o piso da ciclovia) fique com inclinação suficiente. Vamos verificar a situação e melhorar a estrutura para a água escoar e não ficar confinada ali no meio da ciclovia”, projeta Gustavo Perin, acrescentando que essa reforma não terá custo adicional, estando dentro do valor já anunciado. 

00:00 / 02:10
Entregue há menos de um mês, ciclovia em Vitória alaga e vai passar por reforma

A reforma da avenida

Iniciada em março de 2024, a obra para reurbanização de parte da Jair Etiene Dessaune previa o rebaixamento da galeria de esgoto que ficava no meio da avenida, com tampas de concreto que ficavam a 50 centímetros acima do nível da pista de rolamento; a construção da ciclovia e melhoria do tráfego para motoristas e pedestres. A mudança, no trecho entre as avenidas Vitória e Cezar Hilal, era uma solicitação antiga de moradores e comerciantes da região.

O primeiro prazo divulgado pelo Executivo municipal para entrega da obra era maio de 2025, o que não aconteceu. Com o atraso, a gestão da Capital afirmou que a intervenção seria entregue na primeira quinzena deste mês de setembro, prazo que foi antecipado com a inauguração em 27 de agosto.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais