> >
Empresas e indústrias do Sul têm boas expectativas no pós-pandemia

Empresas e indústrias do Sul têm boas expectativas no pós-pandemia

Após as incertezas com a pandemia do novo coronavírus, gestores de empresas se adaptam e vivem boas expectativas para o futuro

Publicado em 26 de agosto de 2020 às 15:28

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Beneficiamento de rochas no Estado emprega mais de 120 mil pessoas em todo Estado
Beneficiamento de rochas no Estado emprega mais de 120 mil pessoas em todo Estado. (Reprodução/ TV Gazeta Sul )

A pandemia do novo coronavírus trouxe desafios para a economia que seguia com boas expectativas para 2020. Empresas e indústrias de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, tiveram que repensar a forma de atender e chegar até os clientes. O momento foi de incertezas, mas os gestores, agora, com a flexibilização dos setores econômicos, vivem boas expectativas para o pós-pandemia.

Em março, por conta do risco de transmissão da doença, medidas de segurança foram adotadas pelos órgãos de saúde pública. Uma delas foi estabelecer regras na abertura das empresas e promover o distanciamento social. Um dos setores que sofreu este impacto foi o segmento de beneficiamento de rochas.

“O setor de rochas veio de 2019 com boa expectativa para este ano, de engrenar e o Sicoob Credirochas teve um papel muito grande na participação no setor e nas empresas correlatas, contribuindo para este arranjo. Março e abril, com a pandemia, foram meses de grande aflição e principalmente, para o setor de rochas. Agora a expectativa é de retomada para o segundo semestre, dar suporte financeiro necessário aos clientes e fechar o ano com resultado favorável”, disse o presidente do Sicoob Credirochas, Tales Machado.

ADAPTAÇÃO

Se para alguns negócios a pandemia freou os mercados, para outros abriu oportunidades. Foi o caso dos supermercados, que aumentaram as vendas. Prova disso são os itens essenciais na mesa do brasileiro, que não pararam de ser produzidos.

“Tivemos que aprender a lidar com o assunto, com nossos colaboradores, fornecedores e clientes. Por ser um fabricante de alimentos, tivemos uma situação promissora, com as pessoas em casa, que passaram a comer mais. O movimento que não houve nos bares e restaurantes, compensou na venda dos supermercados que continuaram abertos”, conta Ronalson Vargas, gerente de Recursos Humanos da Cofril, empresa do ramo frigorífico da Região Sul.

Outra empresa que se adequou a nova realidade é a Uniaves - frigorífico de abate de frangos, situado em Castelo. “Nós trabalhamos com aves, que tem um ciclo longo e não tem como parar. Fazemos parte de uma cadeia essencial. Nos adaptamos e aprendemos a como cuidar de nosso funcionário, nosso bem maior. Nos adequamos ao mercado, fazendo novos arranjos em toda logística para manter o abastecimento. Desde abril até hoje estamos aprendendo”, disse o  diretor de operações da Uniaves, Claudemir Alessi.

PLANEJAMENTO

Com a aceleração da propagação da Covid-19, os hospitais se tornaram locais extremamente importantes nessa pandemia. Em todo o Estado mais de 100 mil pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus e mais de três mil pacientes morreram. A corrida para preparar leitos de UTI teve que ser mais rápida.

“O planejamento para 2020 era a inauguração da nova unidade hospitalar, mas por conta da pandemia, adiantamos esse cronograma e inauguramos em março. Conseguimos com isso garantir mais 129 leitos, 20 leitos de terapia intensiva e uma unidade de diagnóstico da mais alta complexidade. A partir daí um comitê de crise foi montado para dar o melhor atendimento possível aos nossos clientes”, ressaltou o presidente da cooperativa médica Unimed Sul Capixaba, Leonardo Baptista.

MARCAS

Em um período delicado para essas empresas, estar presente na rotina e na memória do consumidor é ainda mais importante. Esse ano, o Prêmio Gazeta Empresarial irá lembrar das marcas que se destacaram entre os consumidores. Serão 100 segmentos premiados nesta quarta-feira (26), na 19ª edição do evento, uma iniciativa da TV Gazeta Sul.

Fotos troféus Gazeta Empresarial Cachoeiro
Troféus Prêmio Gazeta Cachoeiro. (Wallace Hull)

Neste ano, a celebração para conhecer os ganhadores será diferente e todos poderão participar. O evento será transmitido pela internet no site de A Gazeta, a partir das 20h. O evento também traz uma palestra com o ex-técnico de vôlei e campeão olímpico, Bernardinho. A apresentação terá como tema a liderança para promover conquistas.

“O Prêmio Gazeta é um projeto e nele temos uma entrega para o mercado, que é muito importante. Fazemos uma pesquisa de recall, que nos mostra as marcas mais lembradas. Essa é a essência do prêmio, demonstrar para o mercado as marcas mais lembradas e para as empresas isso é muito importante, é encurtar o caminho dela até o consumidor”, disse o diretor regional da TV Gazeta Sul, Bruno Passoni.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais