> >
Dois eventos de superlua poderão ser observados no ES em abril e maio

Dois eventos de superlua poderão ser observados no ES em abril e maio

Eventos astronômicos vão acontecer nos dias 27 de abril e 26 de maio; astrônomo Marcos Calil, do Instituto Climatempo, contou como observadores poderão visualizar o fenômeno

Publicado em 22 de abril de 2021 às 16:41

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Superlua vista da praia de Camburi, em Vitória
Superlua vista da praia de Camburi, em Vitória, em abril do ano passado. (Vanda Lopes)

Assim como noite de eclipse solar, lunar, chuva de meteoros, observar o fenômeno da superlua também é um evento para anotar na agenda dos fãs de astronomia. Então atenção: dias 27 de abril e 26 de maio, de olho no céu porque as luas especiais vão aparecer.

E para os capixabas que quase sempre ficam de fora dos eventos astronômicos, a notícia é boa: o Instituto Climatempo aponta que não há expectativa de chuva nos próximos dias no Espírito Santo, portanto, o céu deve ter poucas nuvens e a chance de visualizar o fenômeno será maior.

De acordo com análises feitas pelo professor e astrônomo Marcos Calil, do Instituto Climatempo, a superlua do dia 27 de abril terá uma diferença horária entre a ocorrência da lua cheia e do perigeu, ou seja, do ponto da órbita em torno da Terra. Ele afirma que o melhor momento de observação ocorrerá durante o amanhecer.

Sendo assim, no momento que o sol estiver nascendo, a lua irá se pôr no horizonte oeste. "Vale muito observar o ocaso da lua (pôr da lua) poucos instantes antes do nascer do sol. Será um belo espetáculo", pontuou o especialista.

Já para a superlua de 26 de maio, ocorrerá uma diferença horária que contribui a contemplação durante o anoitecer. Ou seja, poucos instantes antes do pôr do sol vale ficar atento para o horizonte oeste e esperar um belíssimo nascer da lua.

Calil complementa dizendo que ainda assim, vale contemplar o nascer da lua no dia 27 de abril e o ocaso da lua no dia 26 de maio, pois a diferença não ficará abaixo dos 90% exposto por Nolle. Então, será possível observar o evento da superlua tanto no amanhecer como no anoitecer.

RICHARD NOLLE

Calil explica que, em 1979, o astrólogo Richard Nolle descreveu o primeiro conceito sobre superlua na revista americana Dell Hoscope. Como ele mesmo descreve no seu site, "claramente, existe muita confusão sobre o que é realmente uma superlua".

Em grande parte do seu texto, Nolle associa a ocorrência da superlua com previsões de fenômenos catastróficos ocorridos na Terra. De acordo com Nolle, o fenômeno ocorre quando uma lua nova ou cheia se localiza próxima do perigeu da órbita da Terra.

Resumidamente, Terra, Lua e Sol estão todos alinhados, tendo a Lua o mais próximo da Terra. Para qualquer lua nova ou cheia, Terra, lua e sol estão todos em uma linha: Terra está no meio do alinhamento da lua cheia, enquanto a lua nova ocorre com a lua no meio. A união deste alinhamento é tecnicamente denominada de sizígia.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais