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Desníveis na Leitão da Silva geram impasse entre prefeitura e Estado

Desníveis na Leitão da Silva geram impasse entre prefeitura e Estado

Reinaugurada em 2019, avenida é alvo de reclamações por parte de motoristas, mas nem a administração municipal nem a estadual assumem responsabilidade sobre a via

Publicado em 23 de maio de 2024 às 18:10

Ícone - Tempo de Leitura 7min de leitura
Felipe Sena
Repórter / [email protected]

Quem trafega pela Avenida Leitão da Silva, em Vitória, reclama que as condições da via deixam o trajeto arriscado. As principais reclamações estão relacionadas a desníveis na pista, tanto os que surgiram com remendos no asfalto após uma obra na tubulação de água, quanto os provocados por tampas de bueiros baixas. A solução para esses problemas, no entanto, esbarra em um impasse entre o governo do Espírito Santo e a Prefeitura de Vitória sobre de quem é a responsabilidade em relação à via.

A reportagem de A Gazeta esteve no local e atestou a existência de desníveis na pista. No trecho entre as avenidas Cezar Hilal e Rio Branco, emendas feitas após intervenções da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) deixaram o pavimento bastante irregular. Já os bueiros desnivelados são alvo de críticas antigas, desde a entrega da reforma da Leitão da Silva. "A gente precisa ficar desviando das tampas de bueiro. Se fossem no meio da pista, pelo menos, mas estão nos cantos, onde passam as rodas dos carros", protesta o motorista Pablo Peres.

À direita o motorista Pablo Peres e, à esquerda, o vigilante Diego
Pablo Peres e o vigilante Diego reclamam de problemas na Avenida Leitão da Silva. (Caio Vasconcelos)
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Tem risco de furar um pneu ou acontecer algum acidente, ainda mais para quem é motoboy

Diego
Motoboy
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Empurra-empurra

Tanto a Prefeitura de Vitória quanto o governo do Espírito Santo foram procurados para comentar os problemas na pista e quais soluções poderiam ser adotadas. Para entender essa "divisão de responsabilidades" em relação à via, é preciso lembrar que a avenida passou por obras que começaram em 2014 e foram concluídas em dezembro de 2019, tendo sido executadas pela administração estadual.

"A respeito da Avenida Leitão da Silva, a obra foi realizada pelo governo do Estado. Recentemente houve uma intervenção por parte da Cesan, mas solicitamos encaminhar a demanda ao governo do Estado", disse a primeira resposta da Prefeitura de Vitória, ao ser questionada sobre os defeitos na pista. 

O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), vinculado ao governo do Estado, também se pronunciou: "O DER-ES informa que concluiu a obra em 2019 e entregou para a prefeitura".

Após a resposta do DER-ES, a reportagem procurou novamente a prefeitura, que reiterou a responsabilidade do Estado sobre a avenida. "A Prefeitura de Vitória reafirma que a obra não foi recebida pela administração municipal. As irregularidades no pavimento estão sendo provocadas por uma intervenção – em curso – da Cesan. Portanto, por um motivo ou por outro, a resposta é do governo do Estado", reforça a nota da administração municipal.

Mais um contato foi feito com o DER-ES, depois da alegação da prefeitura de não ter recebido a obra, finalizada há quase 5 anos. Por nota, o departamento reafirmou que o trecho já era de competência municipal. "A obra foi executada pelo DER e devidamente entregue em 2019. Favor demandar a prefeitura". 

Nesse último contato, a reportagem questionou o DER-ES sobre a possível garantia de 5 anos da obra da avenida – válida, portanto, até dezembro de 2024. Em 2022, o departamento chegou a realizar uma operação tapa-buracos na pista da Leitão da Silva. Na época, o órgão confirmou que o trecho estava sob essa garantia, que teria validade de 5 anos após a entrega. Desta vez, porém, não houve posicionamento a esse respeito.

Impasse não é novidade

Impasses entre os Poderes Executivos do Estado e da Capital não são novidade em relação à Leitão da Silva. Ainda quando estava em andamento, havia divergências sobre detalhes da obra, como a macrodrenagem da região. Em 2018, o DER-ES – que, na época, ainda se chamava Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo – tinha o interesse de entregar a reforma da avenida até o final daquele ano. Para isso, tinha o interesse de eliminar o projeto de macrodrenagem no trecho entre as Avenidas César Hilal e Rio Branco, que estava previsto em contrato.

Em 2022, A Gazeta também procurou a Prefeitura de Vitória e o governo do Estado sobre buracos na pista. Na época, o DER-ES afirmou ter acionado a empresa que executou o serviço, já que a obra estava na garantia. Mesmo assim, as administrações estatual e municipal divergiam sobre de quem seria a responsabilidade sobre a sinalização da via.

As intervenções da Cesan

Apontada pela Prefeitura de Vitória como responsável por intervenções realizadas atualmente na Leitão da Silva, a Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) também foi procurada pela reportagem. O gestor de operação e manutenção de Vitória da Cesan, Saulo Lemos, informou que a empresa faz intervenções pontuais na avenida, durante a noite, para a passagem da tubulação que reforçará a distribuição de água no Território do Bem, que passará a contar com um reservatório no alto do São Benedito.

O gestor não informou prazo para conclusão da intervenção, mas disse que as obras já estão em fase de finalização. Ele explicou, também, que todos os dias, por volta das 5 horas, os buracos feitos para a obra são tapados e é passado o asfalto no local. "São intervenções pontuais que a Cesan está fazendo para reforçar o abastecimento da região do Território do Bem para atender toda aquela população com água", disse Saulo Lemos. 

A Prefeitura de Vitória também informou que, no momento, as equipes estão recapeando a Rodovia Serafim Derenzi, a Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes e a Avenida Nossa Senhora da Penha.

"Já foram recapeados 36 quilômetros de vias, no programa AsfaltoVix. Lançado em 2023, o programa prevê recuperar até 160 quilômetros de vias, com investimento de R$ 215 milhões de recursos próprios da Prefeitura de Vitória", disse a prefeitura, por nota.

Linha do tempo da obra na Leitão da Silva

  • 12 DE MARÇO DE 2014: começam as obras, com interdição de uma faixa entre a Avenida Rio Branco e a Rua Constante Sodré. Iniciada no último ano do primeiro governo Renato Casagrande (2011-2014), seria a 1ª intervenção para implantação do BRT (corredor exclusivo para ônibus). Previsão era de que terminasse em julho de 2015. 

  • ATÉ DEZEMBRO DE 2014: Trechos da via, no sentido Maruípe, são interditados e vão sendo liberados a partir da conclusão de trabalhos, como cobertura de galerias e aumento das faixas.

  • ABRIL DE 2015: em meio à poeira, confusão no trânsito e a reclamações, o governo, agora sob gestão de Paulo Hartung (2015-2018), anuncia nova data para o fim da obra: prevista para julho, a entrega sofreria atraso de seis meses.

  • MAIO DE 2015: criada a Associação das Empresas da Avenida Leitão da Silva e Imediações (Assemples), para exigir que o cronograma fosse cumprido.

  • 13 DE MAIO DE 2015: pela 2ª vez, a entrega é adiada: agora, para o final de 2016, em função de novo prazo para a construção de mais galerias.

  • 1º SEMESTRE DE 2016: é anunciada a licitação da segunda etapa da obra, com custo de R$ 50 milhões. O total de investimentos passa para R$ 100 milhões. 

  • 13 DE FEVEREIRO DE 2016: o governo cancela o BRT, mas as obras atreladas ao corredor exclusivo, como a ampliação da Leitão da Silva, são mantidas. 

  • 14 DE FEVEREIRO DE 2016: o DER inicia intervenções para implantação de novas galerias, no trecho da Rua das Palmeiras à Rua Juiz Alexandre Martins de Castro Filho. 

  • 2 DE AGOSTO DE 2016: segundo o DER-ES, até dezembro daquele ano, a 1ª etapa seria entregue. O fim da 2ª etapa – entre a César Hilal e a Av. Maruípe – é prevista para julho de 2017. 

  • 30 DE NOVEMBRO DE 2016: o término da obra ganha nova data: primeiro semestre de 2018. O governo publica licitação para a segunda etapa. Inicialmente centrada entre a Av. Rio Branco e os Correios, em Itararé, a obra é estendida de ponta a ponta: da Avenida Dona Maria Rosa, em Andorinhas, até a Avenida Beira-Mar. 

  • 2º SEMESTRE DE 2017: Conclusão da 1ª etapa, entre a Rio Branco e a Rua Dona Maria Rosa. Início da interdição do trecho entre a Rua Dona Maria Rosa e a Rua das Palmeiras. 

  • JANEIRO DE 2018:  a conclusão da obra é adiada pela 4ª vez, para o final de 2018. 

  • 27 DE FEVEREIRO DE 2018:  o término da obra é adiado pela 5ª vez, agora para 2019.

  • SETEMBRO DE 2018: após impasse entre governo e Prefeitura de Vitória, sobre obras de macrodrenagem da César Hilal até a Rio Branco, o DER-ES garante a realização do serviço, mas prazo para término da intervenção passa para junho de 2019. 

  • FEVEREIRO DE 2019: o governador eleito, Renato Casagrande, promete que a obra será finalizada até novembro. 

  • 19 DE MARÇO DE 2019: o acesso à avenida pela Rua Dona Maria Rosa é liberado. O trecho estava bloqueado desde o fim de 2017.

  • 16 DE JULHO DE 2019: após cinco anos, a avenida tem as seis faixas liberadas para o trânsito. 

  • 10 DE NOVEMBRO DE 2019: Renato Casagrande anuncia a inauguração da avenida, para o dia 24 de novembro. 

  • 19 DE NOVEMBRO DE 2019: chuvas adiam a inauguração.
     
  • 1º DE DEZEMBRO DE 2019:  Avenida Leitão da Silva é inaugurada, após cinco anos de obras.

  • 4 DE NOVEMBRO DE 2020: uma ação para tapar os buracos da via foi realizada. Na época, coube à Prefeitura de Vitória fazer os reparos.

  • NOVEMBRO DE 2022: mais uma intervenção para tapar buracos na pista é realizada. Dessa vez, pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES). Na época, o departamento afirmou ter acionado a empresa responsável pela obra para arcar com a manutenção por causa da garantia.

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