> >
Dengue: ES tem explosão de casos e incidência é maior do Brasil em 2023

Dengue: ES tem explosão de casos e incidência é maior do Brasil em 2023

Dados da Sesa e do Ministério da Saúde mostram índice de casos confirmados no ano passado é quase dez vezes maior que  2022

Publicado em 11 de janeiro de 2024 às 06:38

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Agente de vigilância em Saúde faz vistoria em busca de focos de dengue
Agente de vigilância em Saúde faz vistoria em busca de focos de dengue. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Espírito Santo teve uma explosão de casos de dengue em 2023 em comparação ao ano anterior e registrou a maior incidência do Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O número de casos da doença e a incidência cresceram quase dez vezes no Estado de um ano para o outro. 

Em 2022, o Espírito Santo registrou 20.929 casos. Já em 2023, foram 191.131 registros. A incidência saiu de 514,98 casos por 100 mil habitantes para 4.702,97 casos por 100 mil habitantes. A quantidade de mortes também cresceu consideravelmente, passando de seis para 98. 

A incidência por 100 mil habitantes do Espírito Santo foi mais que duas vezes superior a de Estados como Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Em relação ao número total de casos, o Estado ficou em quinto. Confira os dados no infográfico acima. 

Na avaliação do subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Amaral Cardoso, a alta tem relação com os sorotipos da dengue que circularam no Estado no ano passado, além das condições climáticas favoráveis a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

“Começamos com o sorotipo 1 até o mês de fevereiro e depois identificamos o sorotipo 2, e verificamos uma aceleração do número de casos com dois sorotipos funcionando ao mesmo tempo. Temos também uma quantidade muito grande de mosquito circulando muito grande. 2023 foi muito seco e com chuva intermitentes, condições favoráveis para o vetor. A alta infestação, as condições favoráveis e os dois sorotipos ajudaram no aumento da epidemia”, explica.

Vacinação

A respeito da vacinação contra a dengue, o subsecretário informou que a previsão é que os imunizantes sejam liberados para os Estados a partir de fevereiro, mas de forma limitada.

“O grande problema é que a empresa que fabrica a vacina tem uma produção pequena. O Ministério da Saúde colocou que eles devem entregar 5 milhões de doses para o Brasil”, destaca Orlei.

Como a quantidade é pequena, o Ministério da Saúde vai verificar como será a aplicação, levando em conta o critério populacional e as faixas etárias, procedimento semelhante ao realizado no início da vacinação contra a Covid-19. “É um indicador, mas só vamos saber ao certo quando o Ministério da Saúde finalizar essa avaliação”, pontua Orlei.

O imunizante protege contra os quatro sorotipos da dengue, mas, apesar de ser importante para evitar a contaminação com a doença, ainda será necessário manter medidas de combate e prevenção ao mosquito.

“A vacina tem fator limitante: crianças até 4 anos não vão poder tomar, nem as pessoas acima de 60, e se pegarmos os óbitos por dengue, a maior faixa etária que morre é acima dos 60. Além disso, a quantidade de doses é limitada. Estamos felizes com esse movimento da chegada das vacinas, mas sabemos que ela não vai resolver o problema de imediato”, observa o subsecretário.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais