> >
Covid: Delta torna 2ª dose da vacina essencial para salvar vidas; entenda

Covid: Delta torna 2ª dose da vacina essencial para salvar vidas; entenda

Especialistas explicam como vacina age no organismo e reforçam a necessidade da criação de resposta imunológica de longo prazo, principalmente diante do surgimento de novas variantes mais transmissível

Publicado em 13 de agosto de 2021 às 09:54

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Vacina contra Covid-19 em Linhares
Vacina contra Covid-19 em Linhares . ( Felipe Tozatto/Secom)

Dos quatro imunizantes contra o Sars-Cov-2 (coronavírus) utilizados no país atualmente - Coronavac, Astrazeneca, Pfizer e Janssen - , três requerem a aplicação de duas doses para que a proteção seja considerada completa. Ainda assim, há quem não retorne para completar o esquema vacinal, o que torna as pessoas mais suscetíveis à doença, ainda mais em um contexto de surgimento de novas variantes da Covid-19.

A primeira dose garante apenas uma imunidade parcial e temporária, enquanto a segunda carga do imunizante não vem. Contudo, até esta proteção primária pode estar comprometida com o avanço da variante Delta, por exemplo.

Um novo estudo divulgado na quinta-feira (12), pela revista norte-americana New England Journal of Medicine, mostra que as vacinas da Pfizer e da Astrazeneca, por exemplo, oferecem uma proteção de cerca de 50% para a variante Alfa (inglesa) com apenas uma dose do antígeno.

A eficácia provisória cai para a faixa dos 30% a 35% diante da variante Delta (indiana), de acordo com a pesquisa. Após a segunda dose, a diferença entre os resultados do enfrentamento das variantes diminui de forma consistente. Assim, a aplicação do reforço é imprescindível.

Covid - Delta torna segunda dose da vacina essencial para salvar vidas

Até a tarde desta quinta-feira (12), 2.098.094 capixabas já haviam recebido a primeira dose do imunizante, segundo painel da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Destas, 973.636, isto é, menos da metade, receberam o reforço, ou a vacina de dose única, e estão com a imunização completa.

Enquanto muitos ainda aguardam a abertura de agendamento para a segunda dose, há quem simplesmente não volte após a primeira aplicação do imunizante, o que, conforme observam especialistas, coloca não apenas esses pacientes em risco, como compromete a proteção coletiva. Isso porque enquanto não houver um percentual seguro da população imunizada, maior é a propensão de novas mutações, como a variante Delta e, mais recentemente, a Iota. 

Nesta quinta-feira (12), cientistas brasileiros encontraram ainda uma nova versão da variante Gama, identificada no mês de janeiro, em Manaus (AM). Essa nova versão, que seria mais agressiva que a anterior, foi batizada de Gama-plus.

O doutor em Imunologia e professor de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Daniel Gomes, explica que a vacina funciona da seguinte maneira: na primeira aplicação, os antígenos – que são parte do vírus – são injetados no músculo do braço. Com o contato do indivíduo com essas partículas microscópicas, o sistema imunológico começa a perceber que algo estranho está acontecendo com organismo.

A partir deste momento, leucócitos – células brancas – são recrutados para o local da aplicação da vacina, e parte deles vai se diferenciar em células de memória, capaz de "reconhecer" o vírus no futuro. Esse processo dura cerca de duas semanas e garante uma imunidade temporária, até a aplicação da segunda dose, que ocorre após um intervalo de tempo que varia de acordo com a marca da vacina aplicada.

Com a administração de uma nova dose, há uma potencialização das células de memória, que vão produzir uma resposta contra o vírus de forma mais rápida e mais potente.

No caso das vacinas contra a Covid-19 em uso no Brasil, a imunização só é considerada completa aproximadamente duas semanas após o recebimento da segunda dose, exceto o caso da Janssen. Diante disto, o especialista reforça que apenas após a nova aplicação o paciente é considerado realmente vacinado.

“Se a vacina é de duas doses e a pessoa toma só a primeira, não está protegida no longo prazo. Todos os índices de proteção das vacinas que conhecemos são estabelecidos com base na aplicação completa. Nem o fabricante garante a proteção após somente uma dose.”

Gomes observa que a primeira carga do imunizante traz alguma proteção, mas ela é pouco significativa pois garante imunidade somente por um intervalo curto de tempo. A segunda dose é a grande responsável por potencializar os efeitos.

Aspas de citação

Só o regime completo produz a resposta imunológica de forma completa. A produção dos mecanismos de proteção de longo prazo só ocorre após a segunda dose. É como se a primeira aplicação estimulasse a proteção e a segunda potencializasse

Daniel Gomes
Doutor em Imunologia e professor da Ufes
Aspas de citação

Em até 97% das pessoas, as vacinas são capazes de impedir que o novo vírus cause a enfermidade de forma mais grave, mas não elimina todas as chances de contrair a doença. Pessoas com algum tipo de fragilidade no organismo podem ainda assim não conseguir conter o avanço do vírus. Contudo, é a melhor chance de proteção contra a doença, combinada com outros cuidados importantes, como afastamento social, higienização das mãos e uso de máscara.

Neste contexto, Gomes observa as quatro vacinas disponíveis no país são eficazes contra a Delta e as outras variantes já identificadas, mas que as mutações podem causar a redução do efeito protetor global. Por isso, a aplicação de uma dose única seria ainda mais preocupante.

Além do mais, enquanto não houver um percentual seguro de pessoas completamente imunizadas - que é estimado, hoje, entre 70% e 80% da população total - mais fácil é o surgimento de novas variantes do vírus. Isso porque, para surgirem, as mutações dependem da existência de pessoas contaminadas pelo vírus. Assim, quanto mais infectados, maior o risco de mutação.

A pós-doutora em Epidemiologia e professora da Ufes, Ethel Maciel, explica que, neste cenário, o Estado inclusive começou a reduzir o intervalo entre as doses de modo a garantir que mais pessoas tenham a imunização completa o quanto antes.

"Algumas vacinas, como Pfizer e Aztrazeneca, já na primeira dose tinham uma proteção maior, que era alavancada na segunda dose. Mas nesse cenário da variante Delta, a eficácia contra a infecção mudou significativamente, reduzindo a proteção. Por isso, em vários locais do Espírito Santo, está acontecendo uma redução de intervalo entre as doses, para que mais capixabas fiquem protegidos."

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais