> >
Tarcísio Meira: o que explica a morte por Covid após 2 doses da vacina?

Tarcísio Meira: o que explica a morte por Covid após 2 doses da vacina?

Especialistas explicam que a vacina tem poder de evitar, na maior parte dos casos, o agravamento da doença, mas não impede contágio. Eles reforçam que a vacinação é essencial para salvar vidas

Publicado em 12 de agosto de 2021 às 13:24

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Data: 27/04/2016 - Peça O Camareiro, com Tarcísio Meira - Editoria: Caderno Dois - Foto: Divulgação - Jornal A Gazeta
Tarcísio Meira durante a peça de 2016 o Camareiro. (Arquivo A Gazeta)

Mesmo após as duas doses da vacina contra a Covid-19, o ator Tarcísio Meira, de 85 anos, contraiu a doença e acabou não resistindo. Ele morreu nesta quinta-feira (12). Mas o que explica a infecção com risco de óbito mesmo após a imunização completa?

Especialistas esclarecem que em até 97% das pessoas as vacinas são capazes de impedir que o novo vírus cause a enfermidade de forma mais grave, mas não elimina todas as chances de contrair a doença. Eles reforçam ainda que a vacinação é essencial para salvar vidas. 

O nível do risco de contágio e o agravamento da infecção é maior ou menor de acordo com alguns fatores como idade,  comorbidades e imunidade no momento da exposição ao vírus. Por isso que, além da vacinação, outros cuidados continuam importantes, como afastamento social, higienização das mãos e uso de máscara.

A chegada de novas variantes do novo coronavírus, como a Delta - que tem se espalhado pelo país e já está em transmissão comunitária no Espírito Santo e outras Estados, como Rio de Janeiro de São Paulo - também pode comprometer a resposta imunológica das vacinas em determinados pacientes, o que obriga um zelo ainda maior da população no combate ao vírus.

No caso de Tarcísio, não há informações sobre qual cepa causou a doença que provocou sua morte. Ele estava em isolamento social junto com sua esposa, a atriz Glória Menezes, de 86 anos, mas ambos tiveram contato com o coronavírus num momento de descuido, de acordo com informações da família.

Eles tomaram a segunda dose da vacina na Cidade de Porto Feliz, no interior de São Paulo, em março deste ano. A marca do imunizante não foi divulgada.

Os dois foram internados na última sexta-feira (6), no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, após sintomas gripais. Tarcísio Meira acabou precisando de intubação. Glória, que foi diagnosticada junto com o marido, apresentou o quadro leve, e deve ter alta do hospital em breve, segundo a assessoria de imprensa do casal de artistas.

Os atores Tarcísio Meira e Glória Menezes
Os atores Tarcísio Meira e Glória Menezes. (Globo / Joao Miguel Junior)

Até o início da semana, Tarcísio estava evoluindo bem e a equipe médica estava esperançosa. Ele precisou ser intubado "para melhor conforto do tratamento, conforme comunicados médicos divulgados anteriormente.

O professor-doutor em Imunologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Daniel Gomes, explica que a contaminação dos atores, mesmo após o esquema vacinal completo, ocorreu porque a vacina da Covid-19 impede apenas a piora clínica do paciente na maioria dos casos e não a infecção em si.

Em pacientes com idade avançada, cardiopatias ou com outras comorbidades, a imunização nem sempre impede o avanço da infecção na forma que aconteceu com o ator.

1963 - Glória Menezes com Tarcísio Meira em cena de 2-5499 Ocupado, primeira telenovela diária (Divulgação/Arquivo A Gazeta)

“As vacinas são basicamente produzidas de duas formas. Existem aquelas que têm capacidade de prevenir infecções, enquanto outras vão atuar na prevenção de uma piora clínica, que é o caso dos imunizantes contra a Covid-19. Ou seja, uma pessoa vacinada, pode ser contaminada e também transmitir a doença a outros indivíduos”, pontua.

Gomes também destaca que a resposta imunológica do organismo após receber as duas doses do imunizante vai variar de paciente para paciente. O especialista ainda faz outras ponderações:

Aspas de citação

Pacientes que pertencem ao grupo de risco são mais suscetíveis à doença e, consequentemente, a uma piora clínica. Por isso que, mesmo vacinados, os protocolos de distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscara devem ser mantidos

Daniel Gomes
Professor Doutor em Imunologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
Aspas de citação

Em entrevista ao Portal UOL, a doutora em Microbiolgia  e presidente do Instituto Questão de Ciência, explicou que a vacina não é mágica. Ela faz uma analogia ao futebol, comparando um bom imunizante a um bom goleiro. 

Segundo ela, é avaliado se um jogador é bom a partir do seu histórico em campo. Mas se esse goleiro atua em um time fraco, com algum problema em sua defesa, nem sempre o goleiro consegue impedir um gol.

Aspas de citação

Uma boa vacina é como se fosse um bom goleiro. E como sabemos que o goleiro é bom? Vamos olhar o histórico dele. A frequência com a qual ele faz defesas. Se ele defende com frequência, ele é um bom goleiro. Isso não quer dizer que ele é invicto, que ele nunca vai tomar gol. Mas, mesmo se tomar gol, ele não deixa de ser um bom goleiro

Natália Pasternak
Doutora em Microbiologia em entrevista ao UOL
Aspas de citação

A mesma coisa ocorre com o vírus que entra em contato com um organismo doente e com falha em seu sistema imunológico. Mesmo que o paciente tenha tomado a melhor vacina, muitas vezes, o agente causador é capaz de driblar essa eficiência, causando a doença.

Aspas de citação

A vacina diminui o seu risco de ficar doente, agora se você estiver numa área onde a defesa do time é ruim, onde o vírus está circulando muito, a chance de você ficar doente aumenta

Natália Pasternak
Doutora em Microbiologia em entrevista ao UOL
Aspas de citação

É FUNDAMENTAL PROTEGER OS IDOSOS, AFIRMA ESPECIALISTA

Segundo a professora-doutora em Epidemiologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e enfermeira, Ethel Maciel, em função da baixa cobertura vacinal no país, em que apenas 21,49% da população está totalmente imunizada (com as duas doses ou com vacina de dose única), é fundamental proteger os idosos, que têm um sistema imunológico mais frágil.

“Mesmo as pessoas vacinadas devem contribuir para o controle da doença e seguir as medidas de prevenção. Aquelas que convivem com idosos, mais ainda. Há estudos que indicam a aplicação de uma dose de reforço nesse público, que têm uma resposta à doença, mesmo após completar o esquema vacinal, mais baixa. Israel já começou a fazer isso, o que não é uma realidade para o Brasil. Aqui, cerca de 80% da população tomou apenas uma dose ou nenhuma”, explica Ethel.

A epidemiologista lembra que os cuidados são básicos. “O cenário ainda é de pandemia, embora haja redução das infecções atualmente, ainda há muitos casos da doença confirmados diariamente. Precisamos seguir com as medidas de controle e de forma rigorosa, usando máscaras mais filtrantes, evitando aglomerações, higienizando as mãos e completando o esquema vacinal contra a Covid-19. A vacina é uma ferramenta contra a pandemia eficiente, e que deve ser combinada com os demais cuidados”, destaca. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais