> >
Covid-19: família faz velório com caixão aberto no Sul do ES

Covid-19: família faz velório com caixão aberto no Sul do ES

Segundo a prefeitura de Ibatiba, o resultado do exame confirmando que a vítima estava com coronavírus saiu na quarta-feira (17), dois dias após a morte

Publicado em 19 de junho de 2020 às 17:44

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Município de Ibatiba, na Região do Caparaó
Município de Ibatiba, na Região do Caparaó . (Divulgação/PMI)
Covid-19: família faz velório com caixão aberto no Sul do ES

Uma família de Ibatiba, na Região do Caparaó, realizou o velório de um idoso de 80 anos, suspeito de ter sido contaminado pelo novo coronavírus, com o caixão aberto. Segundo a prefeitura, o resultado do exame, confirmando que a vítima estava com a doença, saiu na quarta-feira (17), dois dias após a morte. A secretaria de saúde fez um alerta às pessoas que estiveram no velório quanto ao surgimento de sintomas gripais e respiratórios.

O caso foi divulgado pela prefeitura de Ibatiba na tarde desta sexta-feira (19). Segundo a nota publicada, antes da morte do idoso foram realizados dois tipos de exame para Covid-19 no paciente. Um deles, foi o teste rápido, que acusou negativo, já o swab, feito no dia 12, somente teve resultado divulgado na quarta-feira (17).

O idoso residente do bairro Vila Nova, já se encontrava muito acometido por outras comorbidades, estava acamado em casa e não resistiu às complicações. Mesmo sendo suspeito, a prefeitura afirma que a família foi devidamente notificada para o isolamento e demais procedimentos preventivos. Segundo a prefeitura, a funerária foi notificada por contrariar decreto municipal.

“Diante disso pedimos a todos que participaram da cerimônia fúnebre que se, nos próximos 10 dias, apresentarem sintomas gripais/respiratórios, procurem o Pronto Atendimento Municipal do Coronavírus (AMA) ou, em caso de sintomas mais graves, o Pronto Atendimento Municipal”, disse a prefeitura por meio de nota.

A prefeitura de Ibatiba lamentou a morte, mas reforça a necessidade de isolamento. “Registramos que são compreensíveis as manifestações por parte da família e amigos enlutados que se viram diante da perda de um ente querido, tendo que lidar com questões tão técnicas, mas pedimos a compreensão de todos nesse momento de pandemia em que informações erradas podem romper um ciclo de prevenção importante no combate a este vírus que tanto tem afetado nossas vidas”.

Esta foi a quarta morte registrada em Ibatiba pela Covid-19. Nesta sexta-feira (19), segundo dados do governo do Estado, a cidade tem 53 casos da doença e 29 pessoas curadas.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais