> >
Coronavírus: Espírito Santo já tem mais de 79% das UTIs ocupadas

Coronavírus: Espírito Santo já tem mais de 79% das UTIs ocupadas

Do total de 504 leitos de tratamento intensivo, apenas 102 estão livres; considerando também os de enfermaria, taxa de ocupação do Estado está em 72%

Publicado em 29 de maio de 2020 às 19:18

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Médico com máscara de ventilação mecânica para intubar pacientes
A grande maioria das UTIs do Estado para suprir a demanda da pandemia já está com pacientes. (Sergey Mironov/Shutterstock)

A taxa de ocupação das unidades de terapia intensiva (UTI) para atender os pacientes graves da Covid-19 subiu pelo segundo dia consecutivo no Espírito Santo. Conforme atualização feita nesta sexta-feira (29), pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), 79,76% das UTIs exclusivas para a pandemia estão ocupadas no Estado.

Atualmente, do total de 504 leitos de tratamento intensivo ofertados pelo Governo do Estado, já incluindo as expansões feitas com o setor privado e filantrópico, apenas 102 estão livres. Em relação aos de enfermaria, 375 já estão em uso. O que se traduz em uma ocupação de 65,79%.

Concentrando o maior número de casos confirmados da doença, a Região Metropolitana é também a que apresenta a menor quantidade de leitos desocupados: restam somente 134 de enfermaria e 40 de UTI – tendo, esta última, uma ocupação que já beira os 90%.

ALTA OCUPAÇÃO PODE DECRETAR LOCKDOWN

Nesta sexta-feira (29), considerando todos os leitos, o Espírito Santo possui uma taxa de ocupação de 72,35%. Se esse índice chegar a 91%, pode ser decretado lockdown de até 21 dias. Na projeção feita pelo governador Renato Casagrande, o fechamento total aconteceria em 11 cidades, incluindo VitóriaVila VelhaSerra e Cariacica.

Vale lembrar, que de acordo com a nova matriz de risco adotada pelo governo estadual, a taxa de ocupação das UTIs é um dos fatores levados em conta para classificar os municípios capixabas entre risco baixo, moderado, alto ou extremo para a transmissão do novo coronavírus. Junto da incidência da doença, da população idosa e do isolamento social de cada um.

A PANDEMIA: NÚMEROS ATUAIS

Segundo a atualização feita durante esta tarde no Painel Covid-19, o Espírito Santo tem 12.903 casos confirmados da doença e 560 mortes causadas por ela. A parte “positiva” é que a maioria dos pacientes (7.278) já está curada. Desde o início da pandemia, já foram realizados mais de 45 mil testes no Estado.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais