> >
Com sorte, cometa e chuva de meteoros poderão ser vistos no ES

Com sorte, cometa e chuva de meteoros poderão ser vistos no ES

Para observar os fenômenos é necessário estar em lugares sem luminosidade; além de contar com céu limpo de nuvens e de uma "boa vontade" da astronomia

Publicado em 21 de julho de 2020 às 18:04

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Cometa Neowise visto no Reino Unido no dia 12 de julho de 2020. (Declan Deval)
Com sorte, cometa e chuva de meteoros poderão ser vistos no ES

Nas últimas duas semanas, um cometa riscou o céu do Hemisfério Norte e rendeu belíssimas imagens. Agora, no final do mês, pode ser a vez de quem mora na outra metade do Planeta Terra de apreciar o fenômeno — mas, para isso, será necessário contar com um pouco de sorte.

De acordo com especialistas, o cometa Neowise está muito próximo da linha do horizonte e já começou a se afastar do Sol, o que tende a diminuir o brilho dele e, consequentemente, o tornar menos visível. No entanto, a observação ainda pode ocorrer em condições específicas.

Aspas de citação

Em lugares extremamente escuros, há chances de vê-lo no Espírito Santo a olho nu, entre o domingo (26) e a terça-feira (28). O cometa vai estar a 15° de altura, na direção noroeste. O melhor horário é logo após o por do sol

Márcio Malacarne
Coordenador do observário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
Aspas de citação

Coordenador do observatório da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Márcio Malacarne indicou a Região do Caparaó e os municípios de Ecoporanga e Mantenópolis como bons locais para a observação no Espírito Santo. "Na Grande Vitória, só com o uso de lunetas ou telescópios", afirmou.

Cometa Neowise visto do espaço no último dia 3 de julho
Cometa Neowise visto do espaço no último dia 3 de julho. (Nasa, ISS Expedition 63)

Apesar de considerar tímidas as chances de visualização, o especialista ressaltou que é uma oportunidade única, já que a órbita do cometa Neowise em torno do Sol é muito grande. Segundo informações divulgadas pela Nasa, ele só poderia ser visto novamente daqui a 6.800 anos.

Cometa Neowise

Na tentativa de observar o cometa Neowise no céu do Espírito Santo, o observatório da Ufes tem prevista a realização de uma live para que as pessoas possam acompanhar o fenômeno das próprias casas. A transmissão está prevista para esse domingo (26), a partir das 18h. A confirmação acontecerá pelo site oficial ou pelas redes sociais.

Live

Sérgio Malacarne

CHUVA DE METEOROS À VISTA?

Também a depender de fatores imprevisíveis, é possível que os capixabas vejam uma espécie de chuva de meteoros na madrugada da próxima quarta-feira (29). "Se realmente a previsão se confirmar, esse surto duraria cerca de 1 hora e também poderia ser visto a olho nu, em lugares escuros", explicou Malacarne.

De acordo com o pesquisador, esse tipo de fenômeno é comum e não oferece riscos. Para observá-lo é necessário ficar de olho no alto do céu entre 1 hora ou 2 horas antes do nascer do Sol. "A maior chuva do ano está prevista para a madrugada do dia 14 de dezembro. Seriam centenas de meteoros por hora", adiantou.

Cometa Neowise visto na Califórnia durante a noite do último dia 16 de julho. (Tom Masterson)

COMETA E METEORO: ENTENDA A DIFERENÇA

Professor do departamento de física da Ufes e diretor técnico-científico do planetário da Vitória, Sérgio Bisch explicou a diferença entre os cometas e os meteoros: os primeiros são pedaços de rocha misturados com gelo; enquanto os segundos são pequenos fragmentos que atingem a atmosfera terrestre.

Aspas de citação

Quando o cometa chega perto do Sol, o gelo sublima (passa diretamente para o estado gasoso) e gera o brilho da cauda. É comum que o cometa solte fragmentos. Se esses pequenos pedaços atingirem a órbita da Terra, temos um meteoro

Sérgio Bisch
Professor do departamento de física da Ufes e diretor técnico-científico do planetário de Vitória
Aspas de citação

Ainda de acordo ele, os dois corpos também se apresentam de maneiras distintas no céu. "O cometa é como se fosse uma estrela e aparece parado para nós. Já o meteoro é visto como um risco, que dura apenas uma fração de segundos", esclareceu. Popularmente, os meteoros são chamados de estrelas cadentes.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais