> >
Cinco variantes do coronavírus são encontradas no Espírito Santo

Cinco variantes do coronavírus são encontradas no Espírito Santo

Descoberta foi feita após o Lacen encaminhar amostras inconclusivas e de pacientes suspeitos de infecção por novas linhagens para sequenciamento genômico da Fiocruz

Publicado em 13 de fevereiro de 2021 às 19:47- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Universidade Federal Fluminense (UFF) constatou que mulheres e crianças que já foram infectadas pelo vírus Zika podem desenvolver imunidade à doença
Pesquisa  de  sequenciamento genômico do vírus foi realizada pela Fiocruz. (Sumaia Villela/Agência Brasil)
Rafael Silva
Repórter de Política / [email protected]

Pesquisas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontam que os exames coletados de pessoas com Covid-19 no Espírito Santo já registraram cinco variantes diferentes de coronavírus. Desde 2020, o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen/ES) encaminha amostras inconclusivas e de pacientes suspeitos de infecção por novas linhagens para sequenciamento genômico.

 As mutações fazem parte do processo natural dos vírus e estas mudanças já eram esperadas pelos cientistas. Mas essas novas linhagens causam preocupação por afetar o chamado RDB do vírus, a parte do "corpo" do Sars-CoV-2 que é usada como alvo da maioria das vacinas. Ou seja, o temor é que, com as mudanças genéticas, os anticorpos percam força para neutralizar o vírus. 

Chamada de variante brasileira, a linhagem P1, descoberta pela primeira vez em Manaus, no Amazonas, também foi encontrada no Espírito Santo. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a P1 foi identificada apenas em pacientes oriundos de Manaus, que passaram por tratamento em hospitais do Espírito Santo. Já a variante P2 também foi detectada em um paciente de Manaus e um funcionário do Hospital Jayme Santos Neves.

De acordo com a secretaria, não é possível confirmar se o funcionário foi infectado após ter contato com pacientes de Manaus, já que ele testou positivo em menos de 48 horas ao ter qualquer proximidade com os manauaras. Segundo o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, outro caminho possível para a chegada da linhagem no Estado poderia ser por meio de pessoas assintomáticas que tiveram contato com o vírus em aeroportos, por exemplo, já que a circulação de passageiros permanece com grande fluxo no Amazonas e em outros estados.

Conforme nota técnica da Fiocruz Amazônia, a P1 pode ter potencial de facilitar a transmissão do vírus. Também há casos de reinfecção por conta dessa mutação. Ainda não há dados que relacionem essa variante a quadros mais graves da Covid-19. A nova estrutura do vírus é, segundo especialistas, semelhante às amostras coletadas na África do Sul e no Reino Unido.

As outras três variantes registradas são: a B.40, identificada nos primeiros pacientes do Estado, antes da transmissão chegar em estágio comunitário; e as B.1.1.33 e B.1.1.28, mutações do vírus que circulam no Brasil desde março de 2020 e são as que predominam no país.

A Sesa informou que o número de variantes detectadas no Espírito Santo é inferior ao de estados vizinhos. São Paulo já registrou 36 linhagens diferentes, enquanto o Rio de Janeiro listou 22 tipos. Minas Gerais encontrou 15 linhagens distintas e a Bahia descobriu 11 variações. Em todo o país, já foram encontradas mais de 60 linhagens do coronavírus.

Ao longo de fevereiro, a Sesa disse que novos resultados serão apresentados e que, possivelmente, identificarão no Estado diversas linhagens do novo coronavírus.

MAIOR VIGILÂNCIA COM VIAJANTES NO ES

Segundo o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, em entrevista coletiva na última sexta-feira (12), a descoberta de novas variações não muda a forma de se tratar os pacientes com Covid-19. Ele afirmou que o protocolo para casos sintomáticos de profissionais da saúde permanece o mesmo: testagem e isolamento para interromper a transmissão do vírus.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, disse que o Estado vai aumentar a vigilância entre viajantes no Espírito Santo, a fim de rastrear possíveis casos que contribuam para a proliferação tanto de variantes de outros estados em terras capixabas, quanto de linhagens detectadas por aqui que possam ser levadas para outros locais. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais