> >
Busca por atendimento a crianças cresce até 80% nos PAs da Grande Vitória

Busca por atendimento a crianças cresce até 80% nos PAs da Grande Vitória

Procura maior por atendimentos de pediatria nas unidades de urgência e emergência ocorre no período de alta de casos de síndromes gripais e doenças respiratórias

Publicado em 23 de maio de 2022 às 17:31

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Errata Atualização
23 de maio de 2022 às 20:15

Inicialmente, a reportagem informava que a maior alta na demanda por atendimentos pediátricos nos PAs foi de 40% na Grande Vitória, registrada em Vila Velha. No entanto, após a publicação, a Prefeitura da Serra enviou resposta explicando que, na cidade, o aumento na procura por atendimento infantil chegou a 80%. O título e o texto foram atualizados.

A frente fria provocou uma brusca queda da temperatura no Espírito Santo nos últimos dias. E tão comum quanto o clima mais ameno nessa época do ano, com o inverno se aproximando, é o aumento de casos de síndromes gripais e doenças respiratórias. O resultado é uma verdadeira corrida de pessoas procurando atendimento médico, o que acaba lotando unidades de saúde.

Na Grande Vitória, a demanda para atendimento pediátrico nos Pronto-Atendimentos (PAs) chegou a crescer até 80% em alguns locais, como ocorreu em unidades da Serra

A dificuldade de quem procura atendimento nos PAs é geral. Reportagem da TV Gazeta mostrou que as unidades têm vivido lotadas, demandando maior espera e paciência dos usuários. E os principais problemas são justamente os sintomas gripais, como pacientes com asma, gripe, bronquiolite, sinusite e pneumonia, quadros que demandam maior tempo dos médicos pediatras.

Isso porque o período de observação da criança recebendo medicação é considerado longo. Por isso, também ocorre uma preocupação em não conseguir o atendimento necessário.

Busca por atendimento a crianças cresce até 80% nos PAs da Grande Vitória

A Secretaria de Saúde da Serra explicou este é um período sazonal de doenças respiratórias. "As alterações climáticas, umidade do ar, afetam diretamente os pacientes com doenças respiratórias crônicas, como asma, bronquite, doença pulmonar obstrutiva crônica, além da gripe e da Influenza".

Com isso, tem sido notado um aumento significativo na demanda, tanto na pediatria, nas duas últimas semanas, como no adulto. Entre os pacientes adultos, esse aumento foi de mais 50%. Já em crianças, esse aumento foi de mais de 80% na cidade, segundo a prefeitura.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde da Serra, o atendimento realizado pelas equipes das três Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) de Carapina, Castelândia e Serra Sede não precisa de marcação. 

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Castelândia
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Castelândia, na Serra. ( Everton Nunes/Secom-PMS)

Em Vitória a situação se complica uma vez que o atendimento de urgência e emergência para crianças na Capital está reduzido apenas ao PA de São Pedro. Anteriormente, a unidade na Praia do Suá também realizava o serviço, mas desde 2020 ele foi suspenso.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Joanna D’Arc de Jaegher, está em análise a possibilidade de estender a assistência pediátrica para o outro PA. Enquanto isso, ela esclarece que foi expandido o quadro de médicos pediatras para os cuidados infantis em São Pedro.

Pronto Atendimento de São Pedro, em Vitória
Pronto Atendimento de São Pedro, em Vitória. (Carlos Alberto Silva)

“Lá em São Pedro foi ampliado o serviço de pediatria. Claro, existe a possibilidade de criarmos outro ponto de atenção para essa demanda. Nós também ampliamos o atendimento aos fins de semanas em seis unidades, sendo que elas também ofertam consultas, entre outros serviços”, disse a secretária.

Com a lotação de unidades, falta de profissionais ou mesmo a distância a se percorrer para chegar nelas, há quem opte por buscar um PA de outra cidade. A Prefeitura de Cariacica, por exemplo, informou para a reportagem de A Gazeta que tem atendido pacientes de outras cidades.

“A Secretaria de Saúde possui conhecimento que prontos atendimentos privados e públicos de outros municípios estão sem pediatras e encaminhando pacientes ao PA do Trevo (de Alto Lage), o que também gera aumento da demanda”, informou em nota. O município tem também a oferta de PA’s nos bairros Bela Vista, Flexal e Nova Rosa da Penha.

Na cidade, o número de atendimentos também aumentou significativamente, de acordo com a prefeitura. 

Já em Vila Velha, a demanda pela pediatria nos PAs está 40% maior do que ocorre normalmente. Os atendimentos pediátricos na cidade canela-verde acontecem no PA da Glória e de Riviera da Barra.

Mesmo diante desse cenário, a prefeitura ressalta que não faltam médicos e não houve maior procura de pessoas de outras localidades da região.

A orientação dada à população é procurar inicialmente as unidades de saúde dos bairros, que dão a atenção inicial, para verificar como está o paciente e fazer o atendimento ou encaminhá-lo para um PA ou hospital.

Isso, segundo a Prefeitura de Vila Velha, poderia evitar uma possível lotação das unidades de urgência e emergência.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais