Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

A partir de 2022

Aprovada lei que aumenta repasse de ICMS a cidade com nota boa na Educação

Assembleia Legislativa aprovou alteração nas regras de repasse do imposto; medida vai beneficiar municípios com melhor desempenho educacional

Publicado em 16 de Dezembro de 2020 às 15:51

Redação de A Gazeta

Publicado em 

16 dez 2020 às 15:51
aula -aluno - ensino - distancia - escola - curso
Desempenho educacional dos municípios vai ter um peso maior na hora da distribuição dos recursos do ICMS Crédito: Freepik
Os deputados estaduais aprovaram mudança nas regras de repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que havia sido proposta pelo governo do Estado, e os municípios com melhor desempenho na Educação vão ser beneficiados. Isso porque os indicadores educacionais vão ter um peso maior no momento de fazer o cálculo para a repartição dos recursos entre as cidades capixabas. 
Quando o governador Renato Casagrande apresentou o projeto na semana passada à Assembleia Legislativa, durante prestação de contas, ele disse que a proposta é que o Índice de Participação dos Municípios (IPM) leve em consideração o desempenho dos municípios no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), para que possam receber um volume maior ou menor de recursos. "Estamos definindo como critério para o repasse dos recursos a qualidade da educação”, falou na ocasião.
Na manhã desta quarta-feira (16), os parlamentares apreciaram o projeto em reunião conjunta das comissões de Justiça, Educação e Finanças. Depois, em plenário, foi aprovado com votos contrários de Sergio Majeski e Iriny Lopes.

COMO VAI FUNCIONAR

Do ICMS arrecadado no Espírito Santo, 25% são distribuídos aos municípios, conforme determina a legislação. Para o repasse de um quarto desse montante leva-se em consideração a adoção de cinco critérios atualmente: índice de qualidade educacional; comercialização de produtos agrícolas, agropecuários e hortigranjeiros; quantidade de propriedades rurais; prestação de serviços de saúde e tamanho do território de cada uma das 78 cidades. O projeto aprovado aumenta o peso do critério educacional nessa partilha, segundo informações da Assembleia Legislativa. 
A proposta aprovada prevê que a mudança seja feita a partir de 2022, tornando o índice educação mais importante para o rateio dos 25%, chegando a representar metade dele até o ano de 2026. Para participar da distribuição dos recursos, os municípios terão que aderir ao Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), que observa a proficiência dos estudantes em língua portuguesa e matemática nas escolas municipais. 

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Carteira de trabalho digital
Dia do Trabalho: modernização da legislação exige atenção
Imagem de destaque
Horóscopo semanal: previsões dos signos de 04 a 10 de maio de 2026
Roteiro em Nova Almeida e Fundão é uma ótima opção de passeio no ES
Roteiro de passeios para o feriadão na Grande Vitória

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados