> >
Ao longo deste semestre pode ocorrer nova curva de casos no ES, diz secretário

Ao longo deste semestre pode ocorrer nova curva de casos no ES, diz secretário

Nésio Fernandes afirma que, mesmo com uma eventual fase de recuperação na Grande Vitória e interior do Estado, a população estará suscetível a uma nova onda de transmissão de casos da Covid-19

Publicado em 10 de julho de 2020 às 11:26

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, e o subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, em coletiva nesta sexta (10)
O secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, e o subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, em coletiva nesta sexta (10). (Reprodução)

Após o Espírito Santo apresentar queda na tendência de mortes e também na taxa de transmissão do novo coronavírus, o secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, fez um alerta para a população capixaba. Em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (10), Fernandes afirmou quem uma nova curva de casos de Covid-19 pode ocorrer ainda este ano no Espírito Santo.

Segundo o secretário, mesmo com o eventual estabelecimento de uma fase de recuperação na Grande Vitória ou mesmo para o interior do Estado, a população estará suscetível a uma nova onda de transmissão de casos da doença, a partir do momento em que seja adotada uma postura de retorno de atividades sociais.

Aspas de citação

Após estabelecer uma fase de recuperação na Grande Vitória e ela se consolidar, e o mesmo para o Espírito Santo inteiro, ao longo do segundo semestre de 2020, é possível surgir uma nova curva de casos no Espírito Santo. Enquanto não houver vacina ou tratamento específico real, que funcione, tenha evidências e salve vidas de fato, esse é o comportamento possível da pandemia durante o segundo semestre de 2020, a partir do momento em que a gente possa retomar atividades sociais mais amplas e estabelecer uma agenda de abertura

Nésio Fernandes
Secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo
Aspas de citação

Nésio afirma que esse é um comportamento visto em outros países que também tiveram registros agudos da pandemia. No entanto, acredita que a possível segunda curva de casos poderá ter um impacto menor do que a primeira. “Isso pode ocorrer durante o segundo semestre, porque é uma expressão do comportamento da doença em países que já passaram por fases mais avançadas da pandemia. Acreditamos que a ocorrência de uma segunda curva de casos deverá ter proporções menores que a primeira”, destacou.

O secretário afirmou ainda que é preciso que a população entenda que, mesmo com uma possível recuperação e adoção de uma agenda de maior flexibilização das atividades, é preciso estar preparado para uma nova onda de casos no Estado.

“É necessário que todo mundo compreenda esse comportamento próprio da pandemia e que, apesar de estabelecer uma possível agenda mais ampla, após a consolidação plena da fase de recuperação, e retomarmos a uma transmissão com características da época da transmissão local, nós precisamos estar preparados, porque ao longo desse semestre, poderá ocorrer o surgimento de uma nova curva de casos no ES”, completou.

"LONGO CAMINHO A SER PERCORRIDO"

O subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, também participou da coletiva e enfatizou a fala de Nésio Fernandes. Segundo ele, a curva de casos é origem do isolamento, e se o mesmo for rompido, a curva voltará a crescer.

Aspas de citação

A pandemia não se encerra no momento em que os casos começam a se estabilizar ou a diminuir entre nós. Ela ainda tem um longo caminho a ser percorrido. E não podemos, neste momento, abrir mão daquilo que conquistamos. Se abandonarmos o distanciamento social; se começarmos a frequentar espaços públicos; tudo aquilo que conquistamos será perdido. Porque a curva é origem desse isolamento. Se ele for rompido, a curva volta. Não é ela que nos determina, somos nós que determinamos a ascendência ou descendência da curva

Luiz Carlos Reblin
Subsecretário de Vigilância em Saúde do Espírito Santo
Aspas de citação

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais