> >
Que tal um café da manhã nas montanhas? Confira 3 dicas

Que tal um café da manhã nas montanhas? Confira 3 dicas

De plantação de morangos a fazenda orgânica, os programas matinais indicados pelo Divirta-se vão além dos comes e bebes

Publicado em 21 de maio de 2021 às 17:28

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Café da manhã da pousada Vale dos Pássaros, em Santa Teresa
Café da manhã da pousada Vale dos Pássaros, em Santa Teresa. (Rodrigo Borçato)
Evelize Calmon
Editora de Gastronomia / [email protected]

É só chegar a temporada fria que os capixabas logo voltam suas atenções para a Região Serrana, onde o roteiro gastronômico encanta não só pelos sabores, mas pelo charme dos estabelecimentos e pelo contato com a natureza.  

Após antecipar novidades nos restaurantes de Pedra Azul, o Divirta-se traz dicas para quem quer aproveitar um dia inteiro de delícias nas montanhas, começando pelo café da manhã. No entorno do Lagarto, em Domingos Martins, e em Santa Teresa, selecionamos três programas matinais que vão além dos comes e bebes. Confira!

NA ROTA DOS MORANGOS

No quilômetro quatro da Rota do Carmo, em Pedra Azul, a parada para o café é na Vila da Ormy. O espaço é dedicado ao cultivo de morangos, com agricultura familiar, e à produção de geleias, conservas, doce de leite e até cachaça. Lá, os visitantes podem, além de fazer a colheita da fruta, saborear diversos comes e bebes no bar e cafeteria, inaugurado recentemente.

Sugestões para o café da manhã na Vila da Ormy, em Pedra Azul
Sugestões para o café na Vila da Ormy, onde os visitantes podem colher morangos. (Vila da Ormy/Divulgação)

Além da famosa torta de morango da região, o cardápio tem como opção bolo, pão de queijo, omelete, cappuccino, espresso, chocolate quente, mocaccino e café filtrado (método Hario V60). O serviço é à la carte, a partir das 9h, de quarta a segunda. Mais informações: (27) 99916-0804 e @vila_da_ormy

Torta de morango (Vila da Ormy/Divulgação)

MIMOS À BEIRA DO LAGO 

Em Santa Teresa, um atrativo da pousada Vale dos Pássaros é o café da manhã, aberto ao público com reserva antecipada. Servido aos sábados e domingos, das 8h ao meio-dia, o desjejum inclui uma mesa completa de queijos, geleias, pães, bolos e biscoitos de produção própria, além de iogurtes, cafés, chás e sucos. Mas não acaba aí.    

Rabanada com frutas vermelhas servida no café da manhã da pousada Vale dos Pássaros, em Santa Teresa
Um dos mimos da Vale dos Pássaros é a rabanada com natas e geleia de mirtilo . (Rodrigo Borçato)

Durante a refeição, é servida na mesa uma sequência de cinco mimos. Estão na lista, que pode variar, rabanada com natas e geleia de mirtilo, bruschettas de tomate e de salmão, pães de queijo recheados (de lombinho com grana padano e de copa lombo, cebola caramelizada e brotos), frutas frescas com coalhada e mel e pão com ovo e trufas.   

O valor por pessoa é R$ 72 e as reservas devem ser feitas com 48 horas de antecedência pelos telefones (27) 99311-0585 ou 99311-4422. Na pousada, não é permitida a presença de menores de 14 anos e de animais de estimação. Mais informações: @valedospassarospousada.  

Café da manhã com vista para o lago da pousada(Vale dos Pássaros/Instagram)

CAFÉ ORGÂNICO NA FAZENDA

À beira de uma lagoa e cercada de verde, a cafeteria da Fazenda Camocim abre de sexta a domingo e nos feriados, das 9h30 às 17h. No espaço, batizado de Casa Camocim, o cardápio de comidas inclui cheesecake de frutas vermelhas, bolos caseiros, pão de queijo, torrada com queijo e ovo de gema mole, croissants e quiches.   

Café servido na Casa Camocim, em Pedra Azul
Cheesecake e café Jacu Bird servidos na cafeteria da Fazenda Camocim. (Casa Camocim/Divulgação)

Mas a estrela é o café orgânico e biodinâmico da fazenda (a partir de R$ 15 a xícara), que produz, entre outras variedades, o raro e especialíssimo Jacu Bird Coffee - seus grãos são selecionados no pé por uma ave nativa da Mata Atlântica, o jacu. A casa conta com dois baristas, que preparam desde espressos até filtrados pelos métodos Hario V60, prensa francesa e aeropress. 

Além de tomar café, o visitante pode agendar uma visita guiada pela propriedade para conhecer a produção da fazenda desde o cultivo até a torra dos grãos e o resultado final, na xícara. Mais informações: @casacamocim.  

Pães de queijo (Casa Camocim/Divulgação)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais