> >
Carnaval sem folia no ES: confira as restrições nas principais cidades

Carnaval sem folia no ES: confira as restrições nas principais cidades

Municípios planejam multar e até fazer barreiras sanitárias para controlar as aglomerações nas ruas durante o feriado

Publicado em 11 de fevereiro de 2021 às 13:11- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Sambão do Povo vai receber pacientes com diagnosticados com Covid-19
Sambão do Povo: local sedia os desfiles do Carnaval de Vitória. (Leonardo Silveira/Divulgação)
Autor - Pedro Permuy
Pedro Permuy
Repórter do Divirta-se / [email protected]

O samba não vai morrer! Mas em 2021 vai ser proibido colocar o bloco na rua. Ao menos até este fevereiro, mês em que o brasileiro já está acostumado a curtir os embalos carnavalescos. Com os índices da pandemia da Covid-19 sem dar trégua no Espírito Sando, as cidades da Grande Vitória e municípios capixabas que são mais comumente visitados no feriadão de carnaval, que começa neste fim de semana, não vão autorizar nenhum tipo de festa ou encontro.

Quem desrespeitar a proibição pode ser notificado, multado e ter o estabelecimento ou carro de som/ambulante apreendido – nesta ordem. 

Vale lembrar que apenas bares e restaurantes podem funcionar com algum tipo de programação. No caso de cidades com risco moderado no mapa de risco, o funcionamento é, de segunda a sábado, até 22h e, aos domingos, até as 16h. Ainda assim, esses estabelecimentos não podem promover nenhum tipo de evento ou encontro que incentive a aglomeração, que é um dos maiores fatores que ainda fazem crescer o número de contaminados e mortos pelo coronavírus no Brasil.

E as cidades fazem um apelo para que a população entenda a gravidade do momento e fique em casa. “Nenhuma ação terá o sucesso planejado se a população não colaborar”, diz o secretário de Desenvolvimento de Vitória, Marcelo de Oliveira. E completa: “Nós já tivemos 472 estabelecimentos na Capital recebendo orientações sobre seu funcionamento em meio à pandemia e estamos realizando rigidamente patrulhas e fiscalização para coibir esse tipo de ação, caso aconteça”.

De acordo com o titular da pasta, assim como é feito por Vila Velha, Serra e Cariacica, Vitória já notificou e multou alguns bares e restaurantes que não respeitaram as regras para funcionar e a tendência é a vigilância ficar ainda mais robusta para o carnaval. Segundo ele, alguns locais já estão sendo até observados pela prefeitura, já que indicam que farão programação durante a folia.

“Nós vamos dobrar os atendimentos no 156 e no disque-silêncio, porque o cidadão que flagrar situação assim deve acionar as autoridades. E trabalhamos antecipadamente, vendo o que é anunciado, para impedir o evento que for antes mesmo que ele comece a acontecer”, defende Marcelo.

Segundo o secretário de Vitória, a única coisa que as autoridades não podem fazer é impedir aglomerações nas ruas, já que cada cidadão tem o direito de fazer o que bem entender. No entanto, ambulantes e carros de som estão proibidos, o que acaba abrindo precedentes para punição. “Se a gente flagrar (carro de som ou ambulante), vai notificar, multar e, se insistir, podemos apreender os veículos. Assim como em bares e restaurantes: a gente notifica, multa e, se continuarem desrespeitando, podemos interditar o local e apreender o estoque”, explica.

A Gazeta consultou as prefeituras da Grande Vitória e as administrações de cidades que tradicionalmente recebem muitos visitantes nesta época de carnaval. Veja o que cada uma delas justificou:

Este vídeo pode te interessar

  • 01

    VITÓRIA

    A cidade proíbe qualquer tipo de evento ou encontro. Mas, para tanto, organizou o primeiro Carnaval On-line de Vitória, que acontecerá nos dias 15 e 16 de fevereiro. A programação, que terá 20h de transmissão ao vivo no total, contará com a participação de 22 bandas capixabas, como o Divirta-se já noticiou, e a ideia partiu da impossibilidade de os foliões ocuparem o Sambão do Povo, no Centro de Vitória, com a pandemia.

  • 02

    VILA VELHA

    Segundo a prefeitura, equipes vão atuar no município durante o feriadão de carnaval para coibir eventos com aglomerações e festas clandestinas. De acordo com o órgão, as ações serão feitas com apoio da Guarda e também serão realizadas ações de conscientização com entrega de máscara e álcool gel em diferentes pontos da cidade. Durante a noite, a Prefeitura de Vila Velha (PMVV) reforça que vai intensificar a fiscalização em casas noturnas, bares e restaurantes, para impedir que esse tipo de local funcione com eventos proibidos.

  • 03

    SERRA

    A Prefeitura da Serra reitera que qualquer tipo de festa, bloco de rua ou trios estão proibidos na cidade. O órgão diz ainda, em nota, que planeja ações de fiscalização no município para garantir que nenhum desses encontros será realizado e lembra que eventos dentro das regras com até 300 pessoas poderão ser realizados. De acordo com a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, a instalação de módulos de informação e prestação de serviço à população e turistas ainda está sendo avaliada nos pontos que costumam ser mais movimentados no feriadão. Denúncias podem ser denunciadas pelo telefone 162.

  • 04

    CARIACICA

    A cidade, como todas as outras, proíbe blocos, festas e encontros com carro de som. A fiscalização, de acordo com a prefeitura, vai acontecer durante todo o feriadão de carnaval e de forma integrada com as forças de segurança. Os organizadores que insistirem na promoção de festas ainda poderão ser penalizados e denúncias podem ser feitas pelo 0800 283 9255, de segunda a sexta, das 12h às 6h, e nos fins de semana e feriados, com funcionamento 24h. Segundo a Secretaria de Cultura de Cariacica, uma mostra cultural com apresentações está sendo organizada para substituir os desfiles de carnaval. No entanto, não há uma data certa para que seja exibida a montagem digital. A pasta só adianta que o evento deve acontecer ainda em fevereiro. A expectativa é que participem da transmissão os artistas que foram contemplados com os recursos da Lei Aldir Blanc no município que, por contrapartida da norma, precisam fazer uma compensação social.

  • 05

    ANCHIETA

    Som nas praias, carros de som e eventos estão proibidos na cidade. Novo decreto, de acordo com a prefeitura, prevê multa que pode chegar a R$ 1.950,00 para quem insistir em promover esse tipo de encontro no município. Além disso, Anchieta planeja intensificar a fiscalização no período do feriadão de carnaval e também implementar barreira sanitária, fixa ou móvel, de acordo com critérios que ainda serão definidos pela Secretaria de Saúde de Anchieta. Nesses locais, a Guarda poderá realizar o controle de acesso de pessoas aos balneários da cidade. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.

  • 06

    GUARAPARI

    O município, que é um dos mais frequentados nesta época do ano, também proíbe todo e qualquer tipo de evento que promova aglomeração de pessoas. Além disso, a cidade também desautorizou entrada de ônibus de turismo e excursão, vans e similares, além de também vedar o uso de caixas de som nas ruas ou praias sob multa de R$ 2.061,00. A cidade criou o serviço de disque-aglomeração, que funciona todos os dias, das 9h às 22h, pelo telefone (27) 99716-1848. O disque-silêncio, que funciona todos os dias, também pode ser acionado pelo (27) 99905-6397.

  • 07

    SÃO MATEUS

    Guriri, em São Mateus, é outro lugar bastante visitado durante o feriadão de carnaval. Mas a cidade, como todas as outras, proíbe qualquer tipo de atividade dessa natureza. A Prefeitura de São Mateus destaca que as fiscalizações também serão intensificadas para que não aconteçam festas clandestinas e que haverá barreiras sanitárias em vários pontos do município, sendo vedada também a entrada de carros de som. O órgão diz ainda que o Ministério Público do Espírito Santo emitirá uma nota recomendatória em breve que será seguida e divulgada pela cidade. O documento deve prever e detalhar as proibições que o município deve ter a partir de agora para minimizar os efeitos da pandemia da Covid-19.

  • 08

    CONCEIÇÃO DA BARRA

    O município planeja barreira sanitária na entrada do município das 8h às 18h e a fiscalização será intensificada com apoio da Polícia Militar. A cidade também possui disque-aglomeração, disponível 24h no telefone (27) 98878-9775.

  • 09

    PIÚMA

    A cidade baixou um decreto que proíbe consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos durante o carnaval para evitar o aumento da contaminação da Covid-19. Ou seja, bares, lojas de conveniência e distribuidoras poderão vender os produtos, mas os clientes só poderão consumi-los dentro dos limites físicos dos estabelecimentos comerciais. Também estão proibidos carros de som e o uso de máscara é obrigatório no município entre os dias 12 e 17 de fevereiro. 

  • 10

    LINHARES

    A Prefeitura de Linhares diz que apesar de ter cancelado e não permitir qualquer tipo de festa durante o feriadão de carnaval, a cidade ainda contará com barreiras sanitárias em diferentes pontos estratégicos. De acordo com o órgão, também serão reforçadas as fiscalizações, principalmente, em Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação. A cidade também conta com disque-aglomeração pelo telefone 153 ou 190, que também servem para denúncias de festas clandestinas. 

  • 11

    MARATAÍZES

    O município anuncia que terá uma força-tarefa para impedir aglomerações e festas clandestinas na cidade durante a folia. Se o órgão flagrar ou receber denúncias de aglomeração, até agentes do Conselho Tutelar também poderão ser acionados para dispersarem os cidadãos. A cidade proíbe qualquer tipo de evento para grandes públicos, carros e caixas de som em espaços públicos e também pede aos visitantes que mantenham os cuidados de higiene e distanciamento social. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais