> >
Do lado de fora: pais na torcida pelos filhos no segundo dia de Enem

Do lado de fora: pais na torcida pelos filhos no segundo dia de Enem

Na torcida, seja rezando, seja lendo, pais e responsáveis esperam do lado de fora dos locais de prova seus filhos fazerem o segundo dia de provas do Enem neste domingo (10)

Publicado em 10 de novembro de 2019 às 17:19

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Familiares compareceram para apoiar os filhos no Enem. (Carlos Alberto Silva)

No segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma cena chama a atenção de quem passa pelos locais de prova: pais, mães e parentes aguardando, na torcida, pelos candidatos que fazem o exame neste domingo (10). Mesmo debaixo de um forte sol, eles esperam pacientemente pela saída dos filhos, sobrinhos e amigos. Alguns por questão logística, outros por ansiedade, deles e dos filhos.

Pelo segundo ano seguido, a dona de casa Ediceia Ferreira Gomes, de 43 anos, levou as filhas Ana Carolina, de 19 anos, e Jeniffer, 22, ao local de prova, numa faculdade particular no bairro Ilha de Monte Belo, em Vitória. E ela não sai de lá até que as jovens terminem o exame. "É o segundo ano que elas estão fazendo a prova e é o segundo ano que eu fico aqui esperando até o fim. Elas preferem que eu fique aqui do que em casa. A gente fica ansiosa e na torcida para que façam bem essa prova que vai definir o futuro delas", disse.

Ediceia Ferreira Gomes vai esperar pelas duas filhas no Enem 2019 . (José Carlos Schaeffer)

O professor Marco Antônio da Rocha Reis, de 62 anos, e a esposa Maristela levaram a filha Mariana para o mesmo local de prova, em Vitória. Segundo eles, isso acalma um pouco a candidata, que demonstrava uma certa ansiedade. "Bate um certo nervosismo, né? Ela também estava um pouco ansiosa e nós achamos que o fato de trazê-la ia acalmá-la um pouco", disse o pai.

Em uma faculdade particular de Goiabeiras, do outro lado da cidade, a cena se repetia. Mães aguardavam os filhos que faziam a prova. A advogada Cláudia Bitti, de 55 anos, levou um tablet para ler enquanto o filho Luca, de 16 anos, realiza a prova como treineiro.

"É uma experiência para ele fazer uma prova que seja fora da escola. Até para prepará-lo para o ano que vem. Eu trouxe um livro que me acompanha até a hora dele sair. Aqui fico tranquila. Melhor do que se estivesse em casa, lá iria ficar ansiosa", relatou.

Mãe de candidato, a advogada Cláudia Bitti lê enquanto aguarda pelo filho terminar a prova do Enem. (Carlos Alberto Silva)

Já a artesã Andreia Cristina da Silva, 45, levou a filha Catarina, que está tentando uma vaga no curso de Comunicação Social. Como na última semana, no primeiro dia de provas, ela vai ficar esperando a jovem terminar a prova mais uma vez. "Na semana passada fiquei até o fim esperando ela e hoje vou ficar de novo. A gente fica na expectativa, né? Rezando, torcendo. As tias torcem de casa e a mãe fica aqui ansiosa", destacou.

Os primeiros alunos começam a sair às 15h30, mas sem o caderno de provas. Para sair com o material, é preciso aguardar até as 18h. O prazo final para a conclusão do segundo dia de exame é às 18h30.

Este vídeo pode te interessar

Debaixo de um sol escaldante, candidatos tiveram de encaram uma ladeira íngreme para chegarem ao local de prova, na Avenida Vitória (Carlos Alberto Silva)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais