> >
WhatsApp permite usuário checar mensagens encaminhadas

WhatsApp permite usuário checar mensagens encaminhadas

Além de reforçar que o texto não é original de quem mandou, app também vai permitir que pessoas consigam confirmar os detalhes do conteúdo pelo Google

Publicado em 4 de agosto de 2020 às 11:06

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ferramenta permite leitor confirmar se uma informação é falsa ou verdadeira
Ferramenta permite leitor confirmar se uma informação é falsa ou verdadeira. (WhatsApp/Divulgação)

WhatsApp tem lançado ferramentas para permitir o usuário de verificar se informações que recebem estão realmente corretas. Agora será possível confirmar se mensagens encaminhadas por amigos apresentam conteúdos enganosos.

A ferramenta funciona como uma etiqueta especial de setas duplas, que  indica aos usuários quando uma mensagem recebida não foi originalmente criada por quem a enviou. Além disso, ao lado do texto terá uma lupa para que a pessoa possa verificar o conteúdo.

Ao clicar no botão, o app vai abrir uma janela do Google para que a pessoa possa buscar se a informação é verdadeira ou falsa. Esse recurso permite que os usuários carreguem a mensagem diretamente pelo navegador do celular ou do computador sem que o WhatsApp tenha acesso ao conteúdo da mensagem.

Para manter a natureza privada do conteúdo, o aplicativo já tinha limitado o encaminhamento das mensagens identificadas com essa etiqueta a uma conversa por vez. 

O novo item passou a ser testado na última segunda-feira (04). "Basta tocar ou clicar no botão de lupa que será exibido ao lado da mensagem. Ao fornecer uma maneira simples de pesquisar na internet sobre o conteúdo desse tipo de mensagem, podemos ajudar nossos usuários a encontrar notícias ou outras fontes de informação sobre o conteúdo recebido", disse o WhatsApp em seu blog.

O recurso de pesquisar na internet já está disponível para os usuários no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Irlanda, Itália, México e Reino Unido que usam a versão mais recente do WhatsApp para Android e iOS, e do WhatsApp Web/Computador.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais