> >
Suspensão da exportação por Filipinas não tem fundamentos, diz ABPA

Suspensão da exportação por Filipinas não tem fundamentos, diz ABPA

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) disse nesta sexta (14) , que ainda não foi informada oficialmente sobre eventual suspensão da importação

Publicado em 14 de agosto de 2020 às 16:35

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Criação de frangos. Proteinorte vai ampliar as atividades no Espírito Santo
China afirma que detectou traços do coronavírus em carga de asas de frango congeladas vinda do Brasil. (Gildo Loyola)

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) disse nesta sexta-feira (14) , que ainda não foi informada oficialmente sobre eventual suspensão da importação de carnes de aves brasileiras pelas Filipinas. "Se confirmada, a ABPA apoiará o Ministério da Agricultura na apresentação dos esclarecimentos, já que se trataria de uma decisão sem fundamentação técnico-científica e pendente de esclarecimentos e demonstrações", afirmou a ABPA em nota encaminhada ao Broadcast Agro.

Mais cedo, o Departamento de Agricultura das Filipinas informou a suspensão temporária das importações de aves do Brasil, após a China ter afirmado que detectou traços do coronavírus em carga de asas de frango congeladas vinda do Brasil. "Com os relatórios recentes da China e em conformidade com a Lei de Segurança Alimentar do país para regulamentar os operadores de empresas de alimentos e proteger os consumidores filipinos, a proibição temporária da importação de carne de frango é imposta", disse o Departamento de Agricultura das Filipinas em um comunicado.

A ABPA destacou que "não há evidências científicas" de que a carne seja transmissora do coronavírus, citando a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). "Ao mesmo tempo, o setor exportador brasileiro reitera que todas as medidas para proteção dos trabalhadores e a garantia da inocuidade dos produtos foram adotadas e aprimoradas ao longo dos últimos meses, desde o início da pandemia global", acrescentou a entidade.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais