Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Economia
  • Retorno da Samarco ainda está previsto para dezembro, diz Vale
Retomada

Retorno da Samarco ainda está previsto para dezembro, diz Vale

Início da produção acontecerá em 2021, com um volume inicial de 8 milhões de toneladas em uma primeira fase

Publicado em 30 de Julho de 2020 às 13:27

Redação de A Gazeta

Publicado em 

30 jul 2020 às 13:27
Planta da Samarco em Anchieta, cidade com potencial para receber a fábrica de HBI
Planta da Samarco em Anchieta, cidade com potencial para receber a fábrica de HBI Crédito: Samarco/Divulgação
O retorno da operação da Samarco, joint venture da Vale com a BHP Billinton, ainda está previsto para dezembro próximo, disse o diretor-executivo de Finanças e Relações com investidores da Vale, Luciano Siani, em teleconferência na manhã desta quinta-feira, 30, com analistas. A Samarco está com as operações suspensas desde outubro de 2015, com a tragédia de Mariana, em Minas Gerais.
O executivo disse, ainda, que o início da produção da Samarco acontecerá em 2021, com uma produção inicial de 8 milhões de toneladas em uma primeira fase, conforme o planejamento.
Em 9 de julho, o gerente-geral de operações da empresa, Sérgio Mileipe, em uma live, confirmou o retorno das operações da mineradora em Anchieta, no Sul do Estado, onde a empresa produz pelotas de minério de ferro. "Tivemos problemas com a pandemia, mas conseguimos estabelecer controles rigorosos e estamos conseguindo manter a data de dezembro. Aqui em Ubu, estamos com 61% da preparação concluída", afirmou Mileipe na ocasião.
Até o momento, 1,3 mil pessoas já foram contratadas para trabalhar na mobilização e operação da usina 4, a primeira que será religada.  A expectativa da empresa é de que, até o fim do ano, o número chegue a 2 mil. 

ETAPAS

A expectativa é que a primeira fase da retomada da Samarco injete R$ 80 milhões no mercado capixaba. Inicialmente, a empresa deve operar com apenas 26% da capacidade, ou seja, com uma das quatro usinas em funcionamento.
Segundo o cronograma, mais uma usina deverá ser religada em 2026, enquanto a retomada total só deverá acontecer em 2030.
Para especialistas, somados empregos diretos e indiretos, a retomada das atividades da mineradora no Estado deve promover 5 mil contratações. 
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Ana Castela, Bruno e Marrone e Naiara Azevedo são atrações principais da festa de São Mateus
Ana Castela, Bruno e Marrone e Naiara Azevedo comandam festa de aniversário de São Mateus
Imagem de destaque
Doença renal atinge cerca de 1 em cada 10 brasileiros: veja mitos e verdades sobre o transplante de rim
Atores e jornalistas da TV Globo aproveitaram a capital do estado enquanto comemoravam o aniversário da afiliada capixaba
O que os famosos da Globo fizeram em Vitória nos 50 anos da TV Gazeta

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados