> >
Lei permite dar novo destino a prédios sem voto unânime de condôminos

Lei permite dar novo destino a prédios sem voto unânime de condôminos

Nova legislação permite a mudança de finalidade de apartamentos, salas comerciais e até edifícios inteiros com a aprovação de 2/3 dos proprietários. Antes era exigida unanimidade

Publicado em 13 de julho de 2022 às 15:04

BRASÍLIA - O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei que autoriza a mudança de destinação de edifícios inteiros ou unidades imobiliárias, como apartamentos e salas comerciais, com a aprovação de 2/3 dos condôminos. Anteriormente, a exigência era de unanimidade para a alteração.

A Lei 14.405, de 2022, foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (13). A nova norma é resultado de um projeto de lei (PL 4.000/2021), do senador Carlos Portinho (PL-RJ).

Centro histórico de Vitória com destaque para a Catedral Metropolitana
Centro de Vitória: lei pretende facilitar a recuperação de centros urbanos Crédito: Fernando Madeira

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República ressaltou que pesquisas recentes do setor imobiliário indicam que a procura por salas comerciais caiu nos últimos anos, principalmente com a pandemia da covid-19 e a adoção do teletrabalho.

"A partir desse cenário, percebe-se uma predisposição dos municípios a estimular a política do retrofit (requalificação) e a modificação da destinação comercial para residencial de imóveis, sendo que cidades como Rio de Janeiro e São Paulo já editaram legislações com o propósito de promover políticas publicas de recuperação urbanística, cultural, econômica e social de seus centros urbanos", completa o texto.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

imóveis Comércio Condomínio Imóveis

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais