Sair
Assine
Entrar

  • Início
  • Economia
  • Guedes diz que voltará a falar sobre CPMF após eleição e fala em taxar Pix
Governo quer imposto

Guedes diz que voltará a falar sobre CPMF após eleição e fala em taxar Pix

Ministro afirmou que transações digitais deveriam ser cobradas com alíquotas baixas, que poderiam ser de 0,10% ou 0,15%

Publicado em 19 de Novembro de 2020 às 22:17

Redação de A Gazeta

Publicado em 

19 nov 2020 às 22:17
Pix é um novo meio de pagamento eletrônico do Brasil lançado oficialmente pelo Banco Central no dia 5 de outubro de 2020, com início de funcionamento integral em 16 de novembro de 2020
Pix é um novo meio de pagamento eletrônico do Brasil já em operação Crédito: Tiago Caldas /Fotoarena/Folhapress
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira (19) que pretende voltar a falar sobre a criação de um imposto sobre transações após o período eleitoral. Ele afirmou que o plano para o tributo inclui a taxação do envio de recursos por meio do Pix, novo sistema de transferências e pagamentos instantâneos.
Em videoconferência promovida pelo banco Bradesco, com apresentação em inglês, o ministro comparou as transações digitais a uma rodovia com pedágios. Para ele, as operações deveriam ser cobradas, com alíquotas baixas, que poderiam ser de 0,10% ou 0,15%.
Estudos iniciais do Ministério da Economia previam alíquota de 0,20% para o novo tributo aos moldes da extinta CPMF.
Aos convidados da reunião, o ministro disse que o Pix é um mecanismo interessante que permite a realização de transferências por custo baixo. Depois, completou dizendo que o governo pode pensar em taxar um pouco do que chamou de "tráfego nessa estrada".
Segundo ele, o imposto seria cobrado das pessoas que trafegam nessa especie de rodovia digital.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Condutor do Cruze abandonou o veículo e fugiu do local após o acidente, mas foi localizado e preso na mesma noite pela Polícia Civil
Motorista suspeito de provocar acidente com duas mortes na BR 101 é preso
Xamã e Sophie Charlotte são vistos de mãos dadas e confirmam volta de namoro
Xamã e Sophie Charlotte são vistos de mãos dadas e confirmam volta de namoro
Enchente causa destruíção e mortes em Mimoso do Sul
O futuro do Espírito Santo passa pelo meio ambiente

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados