> >
Bancos vão pagar taxa ao INSS para oferecer consignado a aposentado

Bancos vão pagar taxa ao INSS para oferecer consignado a aposentado

Cobrança foi incluída em medida provisória que autoriza governo a contratar servidores inativos para reduzir a fila de espera do órgão

Publicado em 2 de março de 2020 às 11:04

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
dinheiro. (Pixabay)

Para aproveitar o lucrativo e aquecido mercado de crédito consignado, o governo federal vai passar a cobrar dos bancos uma taxa para que eles possam oferecer o empréstimo a segurados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

O Ministério da Economia decidiu mexer nas regras de crédito para aposentados e pensionistas para incluir essa taxa, segundo o jornal O Globo.

O governo estuda três formas de onerar o serviço: será um valor fixo para atuar nesse setor ou uma tarifa por cada operação. Outra possibilidade é criar uma taxa mista, com um valor fixo e um outro percentual. Os recursos serão direcionados ao INSS.

Hoje, os bancos já remuneram o instituto pelo direito de pagarem as aposentadorias e pensões, além de outros benefícios, mensalmente. Para ter direito de executar o serviço, as instituições financeiras participam de leilões, realizados a cada cinco anos.

A mudança foi incluída na Medida Provisória (MP 922), publicada nesta segunda-feira (02), no Diário Oficial da União, que vai permitir a contratação de pessoal por tempo determinado, inclusive militares e servidores aposentados, com o intuito de reduzir as filas do INSS.

Este vídeo pode te interessar

A MP libera também que o INSS contrate uma empresa para gerenciar os descontos na folha, hoje o processamento é realizado pela Dataprev, que pode ser privatizada.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais