Publicado em 17 de novembro de 2022 às 14:29
Ser bem recebido, fazer as compras e sair mais feliz do que quando entrou. Esta é uma missão do Grupo Coutinho. Com 43 lojas espalhadas pelo Espírito Santo, é a maior rede de supermercados do ES, com quase 6 mil colaboradores, e foi eleita uma das melhores empresas para se trabalhar, certificada pelo selo Great Place to Work (GPTW). >
A receita para o sucesso, segundo Fabrício Motta Coutinho, 33, vice-presidente da Administração e Finanças do Grupo Coutinho, é a forma de atender ao cliente e valorizar o ser humano. O Grupo é controlador das redes de supermercado Extrabom, Atacado Vem e Extraplus.>
“Nosso pilar é o patrimônio humano. Não adianta trabalhar apenas com lojas modernas sem dar atenção às pessoas. Desde o momento que o colaborador entra em nossa rede, ele passa pela integração, onde apreende nossa cultura, nossos valores, nosso DNA. Aqui tem que gostar de gente, tem que gostar de servir”, destaca.>
Filho de um dos fundadores e atual presidente do grupo, Luiz Coelho Coutinho, Fabrício carrega em sua forma de ver o negócio o desejo pela inovação e, ao mesmo tempo, suas origens, do tempo em que o Grupo Coutinho era apenas uma pequena mercearia em Jardim América, Cariacica.>
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O vice-presidente lembra que, quando ainda era criança, era levado pelo pai para saber como trabalhar em um supermercado e oferecer, aos consumidores, um tratamento de excelência.>
“A gente via na pele como isso acontecia, a atenção com todos. Com 15 anos, eu já participava dos programas de trainee da rede e depois tive a oportunidade de passar por vários setores do Grupo. Isso tudo foi deixando gravado, em mim, o DNA de nossa empresa.”>
A atenção pelo bom atendimento é tanta que a empresa utiliza a prática de “cliente oculto”, isto é, pessoas são contratadas para averiguar como está sendo o atendimento nas unidades.>
“Tenho muito orgulho de nossas origens. É bonito olhar para trás e ver que hoje somos a empresa capixaba que mais emprega no Espírito Santo, líderes em um setor tão importante como o supermercadista. Isso não é à toa: temos paixão em servir, muita garra, vontade de evoluir todos os dias e ser cada dia melhor para nossos clientes.”>
Uma das principais metas para os próximos anos é a ampliação, na Serra, do Centro de Distribuição do Grupo Coutinho, prevista para ser finalizada em fevereiro do ano que vem. Com isso, a rede quer abrir mais sete lojas até 2025 no Espírito Santo, o que pode gerar até 1,4 mil vagas de emprego.>
Com 43 lojas em oito municípios capixabas, a empresa planeja chegar em 2025 com um total de 50 unidades, alcançando um faturamento anual de R$ 3 bilhões com as bandeiras do Extrabom, Atacado Vem e Extraplus.>
Para esta etapa do programa de expansão logística é esperada a geração de empregos diretos e indiretos, sendo 80 funcionários do ramo da construção civil para etapa das obras, com duração de oito meses, e mais 60 colaboradores diretos para operação do armazém. Também serão oportunizadas vagas para as oito novas lojas, que irão demandar 1.100 empregos diretos nos próximos três anos.>
Com olhos voltados para as necessidades de uma sociedade cada vez mais tecnológica, o grupo estruturou, há dois anos, uma área voltada para o desenvolvimento da inovação. De acordo com Fabrício Coutinho, a ideia é que a cultura de inovação seja estimulada diariamente entre todos da rede.>
“Nós mantemos nossa essência, mas com boas pitadas de inovação, implementando-a aos poucos. Não almejamos nada disruptivo, mas sim contínuo e evolutivo”, observa.>
O Grupo trouxe, em 2010, o primeiro supermercado on-line do Espírito Santo, o Extraplus Delivery, atendendo desde então compras feitas pela internet em um site próprio.>
E também está investindo no inovador setor de minimercados, com a startup Be Honest. A expansão se dará em condomínios residenciais e comerciais. A iniciativa no Espírito Santo recebeu o nome de Extrabom Be Honest, com a criação de 200 minimercados nos próximos até 2025.>
De acordo com Fabrício Coutinho, nos próximos 12 meses serão 50 minimercados, localizados na Grande Vitória, municípios que estão no foco inicial do investimento. >
As lojas contarão com produtos de conveniência, como bebidas, congelados, refrigerados, lanches rápidos (snacks), higiene pessoal, limpeza, picolés e sorvetes, destilados, entre outros. Cada minimercado contará com estoque em torno de 300 itens e terá um mix personalizado de acordo com a sua característica, variando conforme a quantidade de pessoas, espaço e público.>
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