> >
Polícia Civil do ES suspende concurso público para delegado

Polícia Civil do ES suspende concurso público para delegado

A suspensão é preventiva e atende a uma recomendação da Defensoria Pública do Espírito Santo. Mais de 16 mil candidatos se inscreveram (quase 520 inscritos por vaga)

Publicado em 2 de janeiro de 2020 às 09:09

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O chefe da Polícia Civil José Darcy Arruda determinou a suspensão do certame. ( Bernardo Coutinho )

O chefe da Polícia Civil do Espírito Santo, José Darcy Santos Arruda, suspendeu o concurso público para delegado, aberto em 2019. A suspensão é preventiva e atende a uma recomendação do Núcleo da Assembleia Legislativa da Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES), que instaurou um processo administrativo para apurar irregularidades no certame.

A Defensoria aponta na recomendação que o concurso está em um "contexto de falta de informações e de críticas por parte da doutrina especializada em relação ao gabarito oficial adotado pela banca", o que caracterizaria uma "flagrante a violação a diversos princípios da Administração Pública". A decisão de suspender o concurso foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (2). 

A defensora pública Flávia Benevides explica que um grupo de candidatos procurou a Defensoria Pública do Espírito Santo questionando os critérios de correção da prova discursiva.

“Diante dessas reclamações, questionamos o Instituto Acesso, responsável pelo certame, a nos informar qual a qualificação das pessoas que elaboraram os exames e não obtivemos resposta. Os problemas encontrados foram nos critérios de correção da prova, pois alguns itens nem sequer existem”, informa a defensora.

Na próxima semana, a Defensoria Pública vai ser reunir com a Polícia Civil e a Procuradoria Geral do Estado para definir os procedimentos futuros.

“A nossa intenção é resolver a situação extrajudicialmente, para que não haja prejuízo aos candidatos. Pretendemos pedir a anulação da segunda etapa de provas e, em seguida, solicitar a escolha de outra banca organizadora”, adianta.

SOBRE O CONCURSO

Mais de 16 mil candidatos se inscreveram no concurso, que abriu 33 oportunidades para delegado, com salário de R$ 10.058,56 e carga horária de 40 horas semanais. O certame tem uma relação de quase 520 inscritos por vaga.

Os inscritos pagaram uma taxa de R$ 138 e já fizeram as provas objetivas. Para concorrer a uma das vagas o candidato deveria apresentar comprovação de curso superior de Bacharel em Direito, além de três anos de prática forense após a conclusão do curso de Direito ou três anos de atividade policial em qualquer instituição de segurança pública prevista no art. 144 da Constituição Federal.

Este vídeo pode te interessar

(Com informações de Diná Sanchotene)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais