> >
Mesários do ES terão isenção da taxa de inscrição em concursos

Mesários do ES terão isenção da taxa de inscrição em concursos

Para garantir o benefício, será necessário ter trabalhado por, no mínimo, dois eventos eleitorais, consecutivos ou não

Publicado em 8 de outubro de 2020 às 17:37

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Mesário no dia eleição: dois dias de folga no trabalho pelo serviço cívico
Mesários . (Divulgação)

Mais de 40 mil capixabas que forem convocados para trabalhar durante as eleições terão direito a isenção do pagamento de taxa de inscrição nos concursos públicos estaduais. A norma foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo e sancionada pelo governador Renato Casagrande, na última terça-feira (6).

Serão beneficiados os mesários, os integrantes da junta eleitoral, coordenadores de seção e designados para preparação de montagem e desmontagem dos locais de votação.

Para garantir o benefício, o convocado deverá ter trabalhado por, no mínimo, dois eventos eleitorais (eleição, plebiscito ou referendo), consecutivos ou não. Ele terá de apresentar o documento comprovatório expedido pela Justiça Eleitoral durante o ato de inscrição do concurso.

A isenção terá validade de dois anos após o encerramento da participação com a Justiça Eleitoral. A lei deverá ser regulamentada em um prazo de 30 dias.

Atualmente, por lei, quem trabalha voluntariamente na eleição é dispensado do serviço (público ou privado), pelo dobro de dias que tiver ficado à disposição da Justiça Eleitoral. Para essa conta, valem tanto os dias trabalhados quanto os dias de treinamento.

RECORDE DE INSCRIÇÕES

Neste ano, a Justiça Eleitoral registrou recorde de inscrições de mesários voluntários em vários Estados do país, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TSE). Isso em meio à pandemia de Covid-19, em que a participação dos mesários tornou-se ainda mais relevante. Eles podem substituir mesários convocados que integram o grupo de risco do novo coronavírus. O TSE não divulgou quantas pessoas se voluntariaram, mas destacou que ainda dá tempo de se inscrever.

Qualquer pessoa acima de 18 anos pode se colocar à disposição. Neste ano, os treinamentos tiveram início no dia 1º de setembro e estão disponibilizados em plataformas virtuais. As convocações são feitas por e-mail e mensagens de celular. São necessárias 46 mil pessoas para atuar no dia da eleição, entre convocados e voluntários.

Em 16 de setembro, ocorreu a nomeação oficial dos convocados a trabalhar. Mas quem tiver disponibilidade ainda pode se inscrever para que seja possível substituir quem não puder trabalhar na data do pleito.

Este vídeo pode te interessar

Com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais