Acompanhe os bastidores da folia, conheça os personagens que fazem a magia acontecer e descubra curiosidades da festa que enche a ilha de cor e som com Any Cometti, comentarista do Carnaval de Vitória

No Carnaval, quem não sabe perder não pode desfilar

Escolas têm acesso a regulamento e concordam com regras para desfiles, antes de entrar na avenida. Não vale criticar penalidades e notas dos jurados só quando a agremiação perde

Vitória
Publicado em 16/02/2023 às 18h28
Troféu da São Torquato foi quebrado pelo presidente após escola conquistar segundo lugar. Crédito: Fernando Madeira
Troféu da São Torquato foi quebrado pelo presidente após escola conquistar segundo lugar. Crédito: Fernando Madeira

"Não sabe brincar, não desce pro play". No Carnaval, nós poderíamos dizer: se não concorda com o regulamento, nem desça pra avenida. As escolas - todas - antes de pisar na avenida, têm acesso ao regulamento, definições das penalidades e corpo de jurados - o carnavalesco de cada agremiação, inclusive, se reúne com os julgadores antes dos desfiles, para explicar a proposta que vai levar pra avenida.

Não vale reclamar de penalidade que as escolas sabiam que iam ser prescritas. Império de Fátima e São Torquato se sentiram injustiçadas por serem penalizadas por proibições previstas em regulamento - sobretudo, o uso de fantasias de outras agremiações, de qualquer lugar do país, com menos de três anos de aparição em qualquer outro sambódromo. Não pode. Perde um ponto. A proibição está explícita no regulamento.

As escolas não sabiam que seriam penalizadas? Os diretores não leram o regulamento? Sabem que os jurados são cariocas e que acompanham o carnaval do Rio de Janeiro. Realmente acharam que eles não reconheceriam as fantasias?

Durante a apuração, diretores das duas agremiações citadas acima gritavam "vergonha" enquanto as notas eram lidas. Depois, o presidente da São Torquato, Nildemar Nolasco, quebrou o troféu de segundo lugar da escola.

O troféu que premiava o trabalho e o esforço de muita gente pra colocar um desfile inteiro na avenida. O enredo dos carnavalescos Marcelo Braga e Edmilson Galdino. O trabalho de Genivaldo Monteiro, mestre de bateria. De Orlaine Sá, diretora de harmonia. De Naninha e Yuri, que vieram do Rio de Janeiro pra defender a bandeira da águia de Vila Velha. De Clarinha, musa da escola, que poderia estar em qualquer outra agremiação, mas que escolhe desfilar na São Torquato por amor. De convidadas que simbolizavam Madalena, entre as quais a ativista Deborah Sabará e a cantora Elaine Vieira, que se esforçaram para aprender o samba da escola e passar na avenida da melhor forma possível.

O segundo lugar é um lugar de honra. Não é um lugar fácil de ser conquistado. De sete escolas, apenas duas ganham um troféu. E São Torquato foi uma delas! Ela não ganhou, não subiu para o Grupo Especial, mas fez um desfile digno! Um desfile que foi colocado entre os favoritos, homenageando as Madalenas do Espírito Santo. Um desfile em que muita gente descobriu - por causa desse enredo! - que Madalena do Jucu é coisa nossa, não de Martinho da Vila. Um desfile que poderia ficar para a história pelo bem! Não por uma atitude impensada.

Na manhã desta quinta-feira (16), Nildemar pediu desculpas por ter quebrado o troféu, comunicou pelas redes sociais da escola que deixa o cargo de presidente e que sabe que "nada disso justifica minha atitude". O presidente deixa o cargo. A comunidade fica sem o troféu, que simbolizava o reconhecimento do belo desfile que fizeram. Não simboliza mais a grandiosidade das Madalenas da São Torquato.

Parabéns!

A coluna felicita a Mocidade Unida da Glória (MUG), o Pega no Samba - por favor, é "o" Pega, não "a" Pega - e a Independente de Eucalipto pelo campeonato em seus respectivos grupos.

No ano que vem, teremos mais Carnaval e, consequentemente, mais Ziriguidum. Ao contrário deste ano, em que (infelizmente) precisamos falar de diversos fatos violentos relacionados às escolas, esperamos que 2023 seja um ano de alegria, tolerância entre as agremiações e respeito entre os sambistas. Um feliz ano novo a todos! Abram alas para o Carnaval 2024.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.