Sair
Assine
Entrar

Wallace Valente

Em lances polêmicos, árbitros acertaram nas expulsões de Gregore e Abel Ferreira

Volante do Botafogo foi expulso ao acertar o rosto do adversário em uma disputa pelo alto. Já o treinador palmeirense levou o vermelho ao segurar a genitália em direção à arbitragem

Publicado em 08 de Agosto de 2024 às 08:52

Públicado em 

08 ago 2024 às 08:52
Wallace Valente

Colunista

Wallace Valente

Abel Braga, do Palmeiras, e Gregore, do Botafogo, foram expulsos nos respectivos jogos pela Copa do Brasil
Abel Braga, do Palmeiras, e Gregore, do Botafogo, foram expulsos nos respectivos jogos pela Copa do Brasil Crédito: Reprodução/SporTV
Na vitória do Bahia por 1 a 0 sobre o Botafogo na Fonte Nova, válida pela Copa do Brasil, o árbitro Rafael Klein expulsou o jogador Gregore, do Botafogo, após ser alertado pelo VAR em uma disputa de bola pelo alto. Os botafoguenses reclamaram do cartão vermelho alegando que o jogador não atingiu em cheio o adversário. Porém, a regra 12 diz “golpear ou tentar golpear o adversário usando força excessiva, ou brutalidade”. Dessa forma, a decisão da arbitragem foi correta, pois, apesar de não acertar precisamente, a intenção foi essa.
Já na derrota com classificação do Flamengo para próxima fase da Copa do Brasil, por 1 a 0 diante do Palmeiras, a expulsão do técnico Abel Ferreira foi, no mínimo, bizarra. O técnico, que é conhecido pelas reclamações, dessa vez passou de todos os limites ao segurar na genitália por cima da calça, mostrando para o quarto árbitro e recebendo o cartão vermelho direto pelo gesto obsceno em uma cena lamentável.
Vejam a importância do comportamento disciplinar de um time em uma competição. Aquele exagero nas reclamações, simulações e chiliques à beira do campo pode custar caro.
A disputa pela liderança do Campeonato Brasileiro está tão apertada que pode ser definida pelo número de cartões amarelos e vermelhos. Um exemplo disso está nos números de Flamengo e Botafogo que disputam a liderança da competição. Os dois estão praticamente empatados em pontos, vitórias, saldo de gols, gols pró e contra, e o desempate iria para o número de cartões, quesito em que o Flamengo tem muita vantagem: é a equipe menos punida, com 42 amarelos e nenhum vermelho, contando inclusive a comissão técnica. O Botafogo é a quinta equipe com mais amarelos, 66 e a sexta em cartões vermelhos.

Na final

Se o futebol brasileiro está em baixa porque foi mal na Copa América e nem se classificou para os Jogos Olímpicos, a arbitragem está em alta. Depois do árbitro Raphael Claus apitar a final da Copa América com a eliminação precoce da seleção brasileira, agora Ramon Abatti Abel está escalado para apitar a final do futebol masculino dos Jogos Olímpicos entre Espanha e França no próximo sábado.

Wallace Valente

Arbitro capixaba com maior numero de atuacoes nacionais e internacionais, especializado em gestao esportiva,e que atuou em dez finais do Campeonato Capixaba, alem de partidas das series A, B, C e D do Campeonato Brasileiro.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Irmã de Milena do BBB 26 participará de reality nos EUA
Irmã gêmea de Milena do BBB 26 vai participar de reality nos Estados Unidos
Anita Harley
Diretivas antecipadas de vontade: o documento que poderia ter protegido Anita Harley
Momento em que homem em situação de rua é atingido por pedaço de concreto na Serra
Homem em situação de rua é atacado por placa de concreto e morre na Serra

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados