A jornalista Mariana Perini e o time de conteúdo do Estúdio Gazeta trazem as novidades do mercado publicitário e da comunicação, com cases e tendências que se destacam dentro e fora do Estado.

Governador, líderes e empresários destacam importância do Anuário

O evento de lançamento da publicação, que é um raio-x econômico do Estado, aconteceu durante um almoço no Palácio Anchieta

Vitória
Publicado em 21/12/2023 às 14h59
O lançamento do Anuário Espírito Santo 2023 contou com palestra e almoço no Palácio Anchieta
O evento contou com a presença do governador Renato Casagrande e lotou o salão São Tiago, no Palácio Anchieta . Crédito: Arthur e Cloves Louzada

Se antes a Inteligência Artificial (IA) parecia coisa de filme, hoje ela é uma realidade aplicada em diversos segmentos da sociedade. Não à toa, essa "modelagem das funções mentais humanas criada por programa de computador" foi o tema do Anuário Espírito Santo 2023, de A Gazeta. Lançado na terça-feira (19/12), em um evento no Palácio Anchieta, a cerimônia reuniu líderes, políticos, gestores, empresários e representantes de agências do mercado capixaba.

Com o tema "A IA que Trabalha e ConfIA", o guia (que pode ser acessado clicando aqui.) contou com uma novidade: uma inteligência artificial que fará buscas com base nas 212 páginas, incluindo gráficos. Uma das inovações do anuário deste ano, que também contou com um novo projeto gráfico, mais leve e de fácil leitura.

O diretor-geral da Rede Gazeta, Marcello Moraes, fez uma palavra de boas-vindas no lançamento do Anuário Espírito Santo 2023
O diretor-geral da Rede Gazeta, Marcello Moraes, fez uma palavra de boas-vindas. Crédito: Arthur e Cloves Louzada

Na ocasião, o diretor-geral da Rede Gazeta, Marcello Moraes, ressaltou a importância da publicação, uma das mais tradicionais de A Gazeta. Principalmente porque é nesse projeto que um time de jornalistas faz um raio-x dos 78 municípios do Espírito Santo, em todos os setores, e aponta um horizonte de expectativas para 2024.

“O que estamos presenciando, de fato, é que longe de ser um tema restrito a empresas de tecnologia ou startups, o desenvolvimento de bots, de soluções inteligentes e de tecnologias que miram o ganho de eficiência e melhores resultados para as pessoas chegaram ao centro das conversas bem aqui, no Espírito Santo”, pontuou Marcello.

O governador Renato Casagrande no Anuário 2023
O governador Renato Casagrande. Crédito: Cloves Louzada

O governador do Estado, Renato Casagrande, reforçou a importância dessa iniciativa da Rede Gazeta e destacou que as informações contidas na publicação ajudam a reunir uma base para construir o Espírito Santo do futuro.

Renato Casagrande

governador

"Essas informações organizadas e de fácil acesso por meio da inteligência artificial contribuem também para que empresas e profissionais possam fazer seus planejamentos e diagnósticos. O anuário ajuda a gente nisso, para melhorarmos a nossa prestação de serviço, contribuindo para a qualidade de vida das pessoas"

Além do lançamento da nova edição do anuário, o evento contou com uma homenagem aos 40 anos da Arcelor Mittal, unidade Tubarão, com um vídeo que relembrou a história da empresa.

Teco Medina, comentarista da CBN, também subiu ao palco para uma palestra sobre ‘ES do Futuro: Inovação Transforma Estado e Municípios’. Logo após o painel, um almoço foi servido aos convidados que puderam aproveitar o momento para discutir as informações do projeto e expectativas para o Espírito Santo de 2024.

Confira quem também esteve presente no evento:

Café Lindenberg e João Bosco, da ArcelorMittal
Café Lindenberg e João Bosco, da ArcelorMittal. Crédito: Cloves Louzada

João Bosco Reis da Silva

Diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Aços Planos América Latina

"Nós acreditamos na inovação e na capacidade do ser humano para promoção do bem-estar, da produtividade e de uma maior eficiência dos processos, assim como a disponibilidade de serviços públicos. O anuário é mais um exemplo de promoção do nosso Estado e confere uma grandeza em tudo o que produzimos "
Silvio Henrique Brunoro Grillo, diretor de Relações com Investidores e de Finanças do Banestes
Silvio Henrique Brunoro Grillo, diretor de Relações com Investidores e de Finanças do Banestes. Crédito: Vinícius Viana

Silvio Henrique Brunoro Grillo

Diretor de Relações com Investidores e de Finanças do Banestes

"O anuário é importante porque congrega as informações gerais da economia e da cultura do Estado. É uma fonte de informação relevante para todos os setores capixabas. Acho que o Espírito Santo, que tem uma gestão excepcional e é um modelo para o Brasil, tem que embarcar nessa ferramenta fundamental para ganho de eficiência operacional nas empresas"
Pablo Lira
Presidente do IJSN
Pablo Lira Presidente do IJSN. Crédito: Divulgação

Pablo Lira

Diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves

"É uma coletânea, de informações e de dados, muito rica. Inclusive, contribui para que possamos falar do Espírito Santo fora do Estado. O acesso às informações do anuário, pelo investidor que vem para cá, é como um cartão de visita muito positivo porque ele evidencia as potencialidades do ES e os desafios para continuarmos nos desenvolvendo"
Dalva Cardozo e Aurélio Dallapicola no Anuário
Dalva Cardozo, Aurélio Dallapicola e Hugo Rocha . Crédito: Cloves Louzada

Aurélio Capua Dallapicula

Presidente eleito do Creci-ES

"O Anuário reflete o desenvolvimento do Estado, seus pontos fortes, o que pode e o que está em desenvolvimento. Isso fala direto com o mercado imobiliário, pois esse segmento é a base e a alavanca da economia. O motivo de apoiarmos o Anuário, há várias edições, é participar desse crescimento e de levar expectativas positivas para o mercado"
Gabriel Moura, Vinicius de Freitas e Rafael Otaiano
Gabriel Moura, Vinicius Freitas e Rafael Otaiano. Crédito: Cloves Louzada

Rafael Otaiano

Secretário de Desenvolvimento Econômico de Viana

"A publicação contribui para sabermos onde precisamos ir e onde estamos. O Anuário é o ponto de partida e de referência do que acontece no Espírito Santo, trazendo informações confiáveis para orientar o gestor no planejamento das cidades."
A secretária de Comunicação da Serra, Débora Hemerly, e Maraiza Silva
Débora Hemerly e Maraiza Sillva. Crédito: Cloves Louzada

Deborah Hemerly

Secretária de Comunicação da Serra

"O Anuário tem um material riquíssimo, com todos os dados e informações atualizados. É um documento que, a cada ano, segue a tradição de almanaque, com uma compilação de informações, e, ao mesmo tempo, a moderniza, principalmente com a presença da inteligência artificial desta edição. "
Shymenne Benevicto de Castro, secretária municipal de Governo e Recursos Humanos de Cariacica
Shymenne Benevicto de Castro, secretária municipal de Governo e Recursos Humanos de Cariacica . Crédito: Vinícius Viana

Shymenne Benevicto de Castro

Secretária municipal de Governo e Recursos Humanos de Cariacica

"O anuário trabalha tanto os dados de economia quanto os dados sociais. Isso a gente leva para o dia a dia da gestão pública a fim de monitorar, acompanhar os números e preparar a cidade para receber as empresas e traçar o desenvolvimento. "
Geraldo Magela, Secretário de Finanças de Aracruz. Crédito: Cloves Louzada
Geraldo Magela, Secretário de Finanças de Aracruz. Crédito: Cloves Louzada

Geraldo Magela

Secretário de Finanças de Aracruz

"Quero parabenizar a Rede Gazeta por esse trabalho importante. O Anuário traz informações estratégicas para o gestor público, pois quem não estiver atualizado, não sabe por onde começar. É um belo trabalho que se repete há vários anos "
José Maria Cola dos Santos e Dhiogo Botacin. Crédito: Cloves Louzada
José Maria Cola dos Santos e Dhiogo Botacin. Crédito: Cloves Louzada

José Maria Cola dos Santos

Gerente de Atendimento do Crea-ES

"O anuário da Gazeta é um documento que o Crea-ES acompanha há muitos anos, porque ele ajuda toda a sociedade, principalmente quem chega ao Espírito Santo. Ele atua como uma ferramenta, com informações importantes que ajudam a orientar a tomada de decisões. "
Mário Broetto, diretor-geral do Leonardo da Vinci
Mário Broetto, diretor-geral do Leonardo da Vinci . Crédito: Vinícius Viana

Mário Broetto

Diretor-geral do Leonardo da Vinci

"O anuário concentra informações das mais diversas áreas do Estado e é um indicador muito interessante para olhar para o futuro. Isso porque para algumas áreas, que a gente não tem como acompanhar de perto, o anuário traz números e os números são fundamentais. "
Idalberto Luiz Moro, presidente da Fecomércio ES
Idalberto Luiz Moro, presidente da Fecomércio ES. Crédito: Vinícius Viana

Idalberto Luiz Moro

Presidente da Fecomércio-ES

"Eu acho que ele faz um recorte do presente e do futuro, o que nos ajuda muito a nos programar e fazer nossos planejamentos. Trabalhamos com dados e esses números retratam a economia do Estado, o que é muito positivo para a gente. "
Luiz Cláudio Allemand, advogado
Luiz Cláudio Allemand, advogado . Crédito: Vinícius Viana

Luiz Cláudio Allemand

Advogado

"O anuário tem uma importância ímpar porque apresenta para o capixaba o que o Espírito Santo efetivamente representa em números, porque é importante que se conheça a economia, e A Gazeta faz isso muito por meio desse projeto. "

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.